sexta-feira, 3 de outubro de 2014


As tramas exibidas às 14h30 no Viva (antes, às 16h30) foram, em sua maioria, levadas ao ar no horário das oito. E as que não ocuparam esse horário (Barriga de Aluguel e A Viagem) poderiam muito bem ter figurado na faixa, devido à importância e repercussão de seus temas. Acredito que as tramas mais adultas são as preferidas do público vespertino. Não só no Viva, mas também no Vale a Pena Ver de Novo, onde as novelas das oito, por terem maior repercussão, talvez, sempre atingiram índices melhores.

Para dar continuidade a esta faixa de novelas, com o mesmo sucesso que A Viagem vem alcançando, proponho aqui alguns títulos que, acredito, vão de encontro ao perfil do telespectador do horário. Fica a sugestão para que vocês comentem, à vontade, sobre a trama que escolhi e as que vocês gostariam de ver às 14h30.


Não dá mais pra segurar... Explode Coração!
Novela de Glória Perez seria ótima substituta para A Viagem

Glória Perez nunca foi unanimidade entre a comunidade noveleira. As “licenças poéticas” de seu trabalho, especialmente as de Salve Jorge, a colocaram em descrédito. Ao que parece, com Dupla Identidade (ótima até o momento), Glória irá liquidar o estigma ruim que sua última novela deixou. Não será a primeira vez que a novelista irá superar adversidades enfrentadas em seus trabalhos. Com Barriga de Aluguel, fora acusada de fantasiosa, ao abordar a genética a favor da maternidade. O mesmo com o transplante de coração visto em De Corpo e Alma. E também com a internet, na novela a qual esse post se dedica, Explode Coração. A obra tinha sabor de novidade até mesmo em sua produção: foi a primeira inteiramente gravada no Projac, central de estúdios da TV Globo.

Em 1995, a hoje indispensável rede social ainda engatinhava no Brasil. Colocar um tema tão alheio ao grande público no principal horário de novelas da TV Globo foi mais um dos muitos desafios da carreira de Glória Perez, que se antecipava aos tempos atuais, em que a internet é ferramenta fundamental na engrenagem do mundo moderno. Para tornar a novidade menos indigesta ao telespectador, a autora criou uma grande e tradicional história de amor, que unia a cigana Dara (Tereza Seiblitz, belíssima) ao empresário Júlio Falcão (Edson Celulari, também no auge de sua beleza).

Dara tinha orgulho de suas origens, mas se recusava a obedecer às leis de seu povo, que a impediam de estudar, trabalhar e casar com um homem que não fosse escolhido por seus pais. Júlio era um empresário obcecado por dinheiro e poder, cujas relações interpessoais iam de encontro apenas à sua conveniência. Os perfis e ideais eram tão opostos quanto os lugares em que se encontravam: ela, em um apartamento no Rio de Janeiro, apresentando os ciganos modernos, que abandonavam as tendas em nome do conforto; ele, em Tóquio, a trabalho, acompanhado da esposa, Vera (Maria Luísa Mendonça, muito bem), da prima desta, Eugênia (Françoise Forton, também arrasando), e de sua amante Laura (Karina Perez), com quem fora flagrado, aos beijos, por Vera. Revoltada, a traída decidia retornar ao Brasil, encontrando-se com Ivan (Herson Capri), que viria a ser seu amante, no aeroporto. Sozinho, Júlio acessava a rede mundial de computadores, cruzando seu destino com o de Dara, que, enquanto planejava dar continuidade ao seu curso pré-vestibular e ensaiava um romance com Serginho (Rodrigo Santoro), fora surpreendida pelo anúncio do retorno de seu noivo ao Brasil. Inconformada, Dara desabafa, via internet, com o primeiro que aparece. E por primeiro que aparece, entenda-se, Júlio. Este adquire tanta confiança em Dara que se abre, revelando sua obsessão por dinheiro e poder. E a paixão vai surgindo através do computador, espécie de modernização de 2-5499 Ocupado, a primeira novela diária do Brasil (exibida pela TV Excelsior), na qual o casal protagonista se conhecia, apenas, por telefone.

Dara, tão logo nasceu, fora prometida a Igor (Ricardo Macchi). Enquanto ela almeja fugir do compromisso, ele, durante todo o tempo que passou longe da noiva, alimentou o desejo de levar o compromisso adiante. Com a ajuda de Serginho, a cigana consegue fugir de casa, causando um racha entre o seu povo: Pepe (Stenio Garcia) e Luzia (Ester Góes) exigem receberem de volta o dinheiro pago pelo dote de Dara, para desespero do pai dela, Jairo (Paulo José), que corta relações com a filha. Do núcleo cigano, saíram alguns dos melhores desempenhos da novela. Paulo José e Eliane Giardini estavam ótimos como Jairo e Lola, o casal que quebrava todos os pratos da casa quando discutia; Ester Góes, Laura Cardoso (Soraya, a matriarca dos ciganos) e Felipe Folgosi (Vladimir) também se sobressaíram; e Leandra Leal, ainda uma jovenzinha, já demonstrava seu enorme talento como Ianca, que nutria um amor platônico por Igor e se revoltava com Dara (a caçula da família era obrigada a esperar a irmã mais velha se casar para poder assumir qualquer compromisso matrimonial). A exceção para tanto talento fora Ricardo Macchi, que, inexpressivo, não deu conta da responsabilidade que Igor exigia. O personagem só cresceu na reta final, quando o ator passou a ser dirigido por Gracindo Jr., e o tema romântico que o acompanhava (Estoy Enamorado, de Donato & Estéfano) explodiu em todo o país.




Por conta de sua fuga, e por não querer honrar o noivado, Dara fora expulsa de casa pelo pai. Passou a morar com Odaísa (Isadora Ribeiro), a empregada da família, que já a auxiliava a burlar a vigilância da mãe para frequentar o curso pré-vestibular. Foi em contato com Odaísa que Dara conheceu Edu (Cássio Gabus Mendes), um rato de internet que a colocou em contato, novamente, com Júlio Falcão. Edu vivia congestionando a linha telefônica de sua casa, realidade vivenciada por muitos brasileiros na época da internet discada. Seus pais, Lucineide (Regina Dourado) e Salgadinho (Rogério Cardoso, em uma rara incursão pelas novelas), viviam preocupados com a conta do telefone no fim do mês. O casal protagonizou os melhores momentos do núcleo cômico da trama e o bordão “Stop, Salgadinho!” virou mania nacional. Os demais personagens do núcleo suburbano da trama não despertavam o mesmo interesse: Adilson Gaivota (Eri Johnson), Soninha (Paula Lavigne) e Bebeto (Guilherme Karan) eram apaixonados pela dança (tema recorrente nas obras da novelista); os dois últimos, em especial, endeusavam os anos 50. Já o nerd Edu usava o anonimato da internet para galantear a jornalista Yone (Deborah Evelyn).

Com suas vidas em desajuste, Júlio e Dara decidem que chegou a hora de se conhecerem pessoalmente e agendam diversos encontros, via internet. Mas a hora de se verem demora a chegar. E quando chega, Júlio é surpreendido por uma Dara arredia, que sempre se esquiva de suas demonstrações mais efusivas de carinho. Se antes possuíam uma barreira física, a do computador, agora existe a barreira imposta pelas tradições do povo cigano, que Dara segue fielmente: não beijar o homem que ama até o casamento. A paixão, entretanto, só faz aumentar e Dara, sem ter como esconder o que sente, acaba se entregando ao empresário, com quem perde a virgindade.

O relacionamento é um empecilho para a carreira política de Júlio. Seu sogro, Avellar (Odilon Wagner), e seu secretário, Tadeu (Daniel Dantas), usam de todos os artifícios para afastá-lo de Dara. E o influenciam a se casar com Eugênia, que esconde de seu grande amor que a cigana espera um filho dele. É em Igor que a moça irá encontrar apoio. Numa das cenas mais marcantes da novela, Igor chega ao seu casamento com Ianca montando em um cavalo, com Dara a tiracolo. Ele exige trocar a noiva antes da cerimônia, o que a comunidade cigana acata já que Dara era a noiva prometida. Após a cerimônia, para salvar a pele da mulher, que não era mais virgem, Igor corta seu braço, manchando a saia dela de sangue. Cena parecida foi vista em O Clone, também de Glória Perez, na qual Said (Dalton Vigh) fazia o mesmo para proteger Jade (Giovanna Antonelli). Feliz com a atitude do agora marido, Dara dança animada em sua festa de casamento, tendo Júlio por testemunha. A carreira do empresário e candidato a senador entra em declínio quando Vera revela muitas de suas falcatruas. Abandonado por Avellar e Tadeu, ele só encontra respaldo em Eugênia, que, mesmo apaixonada, o aconselha a ir atrás de Dara. E Júlio segue o conselho, justamente no momento em que a cigana, auxiliada por Igor, dá a luz. O destino unia, em definitivo, o casal que a modernidade formou e a tradição desuniu.

Mas nem só da tecnologia e das tradições viveu Explode Coração. O amor entre Serginho e Betty (Renée de Vielmond) abrilhantou ainda mais a estória. Além da diferença de idade existente entre os dois, Serginho era enteado de César (Reginaldo Faria), ex-marido de Betty, e filho de Alícia (Nívea Maria), protótipo de vilã, assim como Mila (Zezé Polessa), vizinha dos ciganos que se horrorizava com o barulho das festas e da quebradeira de pratos. Explode Coração trouxe ainda o homossexual Sarita Vitti (Floriano Peixoto), que atraiu a atenção da audiência, assim como a campanha em prol das crianças desaparecidas, promovida a partir do momento em que Odaísa tem seu filho, Gugu (Luís Cláudio Jr.), sequestrado e quase traficado por Geraldo (Gracindo Jr.), que namorava a empregada no intuito de prejudicar suas investigações acerca do sumiço do menino.

Apesar do sucesso, inexplicavelmente, Explode Coração não deu o ar de sua graça no Vale a Pena Ver de Novo. Sua reprise chegou a ser cogitada em 2000; no entanto, acabou preterida por Tropicaliente (que, em novembro, ocupará o horário de História de Amor). Na época, a imprensa chegou a ventilar a hipótese da Globo inserir cenas inéditas, com fotos de crianças desaparecidas, dando continuidade ao trabalhos social promovido durante a exibição original. Seria interessante se, caso Explode Coração ocupe as tardes do Viva, o canal promova ação parecida, servindo-se de seu perfil nas redes sociais, por exemplo.


A próxima reprise da faixa das 14h30 deve começar em 26 de janeiro de 2015. Parece longe, mas se considerarmos que restam apenas três meses para acabar o ano... Em breve, teremos a substituta de A Viagem. Se Explode Coração for a escolhida, eu aceitarei de bom grado. Que venha com muito sucesso!


Reveja o primeiro encontro de Dara (Tereza Seiblitz) e Júlio Falcão (Edson Celulari), através da internet, em cena exibida no primeiro capítulo de Explode Coração, publicada no YouTube pelo canal Reviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário