sexta-feira, 3 de outubro de 2014


O Canal Viva já nos brindou com produções próprias. A princípio, o excelente Reviva; hoje, infelizmente, fora da grade. Depois, com Viva o Sucesso, os episódios inéditos do Sai de Baixo e a aclamada Damas da TV. Neste mês, tivemos a estreia de Meu Amigo Encosto, primeira experiência em dramaturgia. Em novembro, o Globo de Ouro Palco Viva e, em breve, o Rebobina. Está nítido que o canal investirá, cada vez mais, em produções próprias.

Pensando em dar uma “mãozinha” ao Viva, o blog estreia a coluna Estúdio Viva. Aqui, vamos sugerir novos programas, que gostaríamos de ver em breve na tela do canal. Fica o convite para que os leitores também enviem seus projetos para que possamos publicar aqui. Vamos colaborar para que o Viva tenha cada vez mais a cara do seu telespectador.

Para sempre Vídeo Show!
Memória do programa deveria ser reverenciada


Não dá pra imaginar a grade vespertina da TV Globo sem o Vídeo Show. Embora seus bons números tenham sido prejudicados com a última mudança de formato, quando Zeca Camargo assumiu a apresentação, o programa ainda serve como importante alavanca para toda a tarde e é sempre garantia de bom entretenimento. Seu rico acervo contém matérias dos mais diferentes produtos já exibidos pela Globo, tornando-se assim peça fundamental na preservação da memória da TV brasileira. E uma atração que reverencia a história da televisão de tal maneira é digna de homenagens.

E qual seria o melhor lugar para homenagear o Vídeo Show? O Viva, sem dúvida! O canal que também cultua a memória televisa já exibe a reapresentação do programa, de segunda a sexta, às 17h15. Mas propomos aqui uma nova atração, da qual o arquivo do Vídeo Show é o carro-chefe.

O Vídeo “Viva” Show se destina a reprisar matérias do programa, relacionadas aos produtos em exibição no Viva. Um exemplo: agora, com a exibição de Dancin’ Days, A Viagem e História de Amor, o programa reprisaria reportagens da época da exibição original dessas novelas, com os bastidores de gravação, detalhes da produção e entrevistas com o elenco. O mesmo se aplica a outras atrações do Viva. Para completar, poderíamos rever quadros como “Antes da fama” e “Por onde anda”; sucessos como o “Falha nossa”; e as entrevistas (em externas) de Cissa Guimarães no “Gentem como a gente” e de Miguel Falabella (no estúdio), em “Tricotando com Falabella”. Esquema semelhante ao visto em O Show da Vida: É Fantástico, que resgata o arquivo do dominical.

No entanto, o Vídeo Viva Show demanda maiores cuidados. Costurando as matérias a serem exibidas no programa, poderíamos contar com o auxílio de um apresentador ou apresentadora. Por que não a eterna garota que “quebra o coco, mas não arrebenta a sapucaia”, Cissa Guimarães? A voz oficial do Vídeo Show é tão marcante na trajetória do programa quanto Miguel Falabella, até hoje, o melhor dentre os apresentadores que passaram por ali. Seria o máximo ver Cissa em um cenário estilizado, inspirado no do Vídeo Show dos anos 80, entre monitores de TV e cabos aparentes. Ou mesmo entre as luzes de neon que davam o contorno do programa na década seguinte.

O Viva poderia aproveitar a atração também para interagir com o público nas redes sociais. Por que não se aproveitar do “Selfie service”, um dos quadros da atual temporada, em que os astros da Globo pedem cenas de novelas e afins? O mesmo formato poderia ser adotado por esta nova atração, usando, no entanto, depoimentos de telespectadores enviados através da internet. O programa poderia interagir também com as seções do site do canal. Seria muito bacana ver Nilson Xavier comentando determinada cena de uma das novelas exibidas pelo Viva, cujos bastidores são mostrados em VT, numa das matérias reprisadas; ou Frederico Pellachin relatando curiosidades das trilhas sonoras, antes de uma reprise do quadro “Em estúdio”, que trazia cantores gravando suas composições (normalmente, as que estavam na trilha de uma novela). Ainda, a Locadora da Diná, com dicas de filmes que serviriam como a “Agenda cultural”, outro quadro que, por muito tempo, ocupou o Vídeo Show.

E qual seria o melhor horário para esta nova produção do Viva? Quem sabe nas quartas, 20h30, ou aos sábados, entre o Globo de Ouro e a novela da meia-noite? Seriam 30 minutos de puro saudosismo!

Fato é que o Vídeo Show deve ser revisitado. E para esta visitinha, não há companheiro melhor do que o Viva! Estamos na torcida!

O quê?
Vídeo “Viva” Show

Como?
Programa que traz matérias de arquivo do Vídeo Show, da TV Globo, relacionadas às produções exibidas pelo Canal Viva.


Com quem?
Sugerimos Cissa Guimarães para a apresentação.

Onde?
Em um estúdio cuja cenografia remeta aos cenários da atração nos anos 80 ou 90.

Quando?
Quartas, após a Escolinha do Professor Raimundo, ou sábados, após o Globo de Ouro, em episódios de 30 minutos.



O usuário DJ Jalasca publicou, em um único vídeo, diversas frases selecionadas por Miguel Falabella para o encerramento de diferentes edições do programa. Incrível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário