terça-feira, 28 de outubro de 2014


Quantos bons momentos o Canal Viva já nos proporcionou? Até o momento, foram 19 novelas, 27 minisséries, e uma quantia imensurável de programas de entretenimento e humorísticos. Não dá pra contabilizar as horas de bons conteúdos já exibidos pela novela. Nem medir a emoção que toda essa obra nos dá. Ver uma novela antiga é resgatar um tempo que não volta mais; é viver uma época que não nos fora permitida vivenciar; é ter a oportunidade de ser de novo quem fomos um dia ou quem gostaríamos de ter sido.

Para homenagear todo esse conteúdo já apresentado pelo Viva, estreamos hoje o Reviva, uma série de especiais que, ao longo de cinco dias, resgata um dos produtos já exibidos pelo canal. E para começar, a novela que recentemente completara 25 anos de sua estreia, na TV Globo. E que em dezembro de 2011 desfilou charme, aventura e muita diversão na telinha do Viva. Com vocês, Top Model!


1° Capítulo
A História


São Paulo. Lucas (Taumaturgo Ferreira) se envolve num crime ao tentar conseguir dinheiro para salvar a mãe, que acaba morrendo. Fugindo da polícia, vem para o Rio.


Bahia. Duda (Malu Mader) estreia como modelo, durante um desfile da confecção de Alex (Cecil Thiré). Para ser transformada na sua nova top model, ela vem para o Rio com a mãe, uma costureira.


Rio de Janeiro. Gaspar (Nuno Leal Maia) é abandonado mais uma vez por uma mulher. E como sempre acontece, ele fica com o filho dos dois, Lennon (Igor Roberto Lage), ao lado de seus outros quatro, dos casamentos anteriores.

Com todos os personagens reunidos no Rio, surgem os conflitos básicos da narrativa: além de fugir da polícia, Lucas parte em busca do pai desconhecido - a palavra Covery, escrita por sua mãe pouco antes de morrer, é a única pista; já Duda, a jovem que deseja uma melhor posição social, agarra-se a possibilidade, surgida inesperadamente, de se transformar na top model de uma importante confecção; e Gaspar, surfista quarentão, perde mais uma disputa para o irmão Alex - mas fica com os cinco filhos.

Ao iniciar as investigações sobre o seu passado, Lucas acaba indo parar na Covery. É lá que Duda está fazendo as primeiras provas de roupa como modelo oficial da confecção.  Ao abrir um dos vestiários, Duda dá de cara com Lucas, apenas de cueca. A moça, atrevida, elogia o físico do rapaz. Mal sabe ela que o jovem grafiteiro ainda vai lhe trazer muita coisa boa e também muitos problemas. Os dois tornam a se encontrar na praia e o romance rola solto... Mas a essa altura, Alex já propôs a modelo um contrato de exclusividade que exige, dentre outras coisas, que Duda não namore. Pelas cláusulas, Duda se torna mera propriedade de Alex. A rebeldia da top model a impedem de aceitar tal condição, mas o empresário não vai desistir tão facilmente de seduzir a bela e agir como se fosse o seu escolhido.

Depois de um banho de loja e de aulas com a ex-modelo Marisa (Maria Zilda Bethlem), aquela que abandonou Gaspar para ficar com Alex, Duda enfim está pronta para ser apresentada à imprensa como a nova manequim da Covery. No meio da badalada recepção, a surpresa: Alex tasca um beijo em Duda, fazendo com que os flashes pipoquem e a imprensa toda divulgue que os dois estão se relacionando. Duda se assusta, enquanto Lucas, horrorizado por ver a amada sendo beijada pelo homem que ele acredita ser seu pai, decide partir para a agressão. O grafiteiro afronta Duda, Alex intervém, e os três acabam indo parar nos jornais.

A confusão causa uma sucessão de acontecimentos inesperados: Grilo (Chiquinho Brandão), comparsa de Lucas no assalto que este cometera em São Paulo, descobre o paradeiro do amigo e parte atrás dele; Alex, numa manobra para frear a rebeldia de Duda e o destempero de Lucas, oferece a este o emprego de estilista da Covery, além de propor assumir sua paternidade. Atenta a toda esta jogada está Marisa, a quem Alex, prometendo casamento, usa para transformar sua nova criação em um sucesso meteórico. Mas Marisa não nota que está sendo usada de tal maneira. Se fazendo de simpática e dócil, ela acredita estar conquistando o coração de Alex, ao mesmo tempo em que faz um levantamento de suas propriedades. Só que nessa luta de esperteza o empresário leva a melhor: consegue descobrir as intenções da noiva e rompe com ela.

E não é só Marisa que padece nas mãos do vilão. Ciente de que terá que minar aos poucos a relação de Duda e Lucas, o malvado convoca Felipe (Marcelo Novaes), o namorado que a modelo deixou na Bahia, para gravar com ela um comercial de TV para uma indústria de cosméticos. E a gravação acontece justamente na praia em que Gaspar reside. E onde está Lucas, que se surpreende ao ver sua amada chegar em um carro esporte, dado por Alex, ao lado de Felipe. No entanto, visando manter a aparência de pai zeloso, Alex convoca sua mãe, Morgana (Eva Todor), Gaspar, e Saldanha (Evandro Mesquita), melhor amigo de seu irmão, para uma reunião na Covery. E surpreende ao apresentar um documento no qual doa suas ações na confecção para Lucas, dizendo tratar-se do mínimo possível a fazer pelo grafiteiro.

Ao mesmo tempo em que se está enrascado com suas atribuições na Covery, Lucas se vê diante de seu passado. Silas (Luiz Carlos Arutin), detetive responsável pela investigação do assassinato cometido em São Paulo, segue para o Rio e passa a seguir o rapaz. E é justamente Duda quem coloca Lucas na mira do investigador. Ao procura-la para esclarecer os maus entendidos que os afastaram, Lucas é surpreendido pela presença de Silas no apartamento da amada. Alegando estar fazendo uma visita de cortesia a Cleide (Suzana Faini), mãe de Duda, Silas vê a modelo sair com o namorado e se apresenta a ele, já o reconhecendo da foto do suspeito que possui. Duda também vê a foto de Lucas em um jornal, como suspeito do crime, o que a deixa arrasada. Acuado após ser seguido por Silas durante um encontro com Gaspar, Lucas decide ir embora, surpreendendo a todos. Quem acaba o acolhendo é Carla (Suzy Rego), ex-modelo da Covery. Demitida após ter se casado com o fotógrafo Raul (Alexandre Frota), a contragosto de Alex, Carla tratou logo de se aproximar de Lucas, no dia do escândalo na apresentação de Duda como modelo. E agora se torna cúmplice do rapaz, que confessa a ela a sua participação no assalto.

Sem seu aliado, Gaspar se vê perdido. Buscar recursos para incrementar as confecções da Covery, mas tem uma grande decepção ao reinaugurar a loja, após o afastamento de Alex. Por uma manobra do vilão, nenhum convidado aparece, deixando Gaspar, Naná, Morgana e Duda decepcionados. Além das dificuldades na empresa, o surfista ainda precisa lidar com os dilemas do filho. A princípio, é Lennon, o caçula, quem dá problema. Sentindo falta da mãe, Marisa, o pequeno arruma uma tremenda briga no colégio. Ao chegar em casa todo rasgado, Lennon entrega o bilhete da orientadora da escola para Naná (Zezé Polessa), a empregada da casa, platonicamente apaixonada por Gaspar, a quem serve como doméstica, mãe e anjo da guarda. No recado, os pais de Lennon são convocados a comparecerem ao colégio. Como Marisa está fora da cidade, Gaspar decide colocar Naná no papel de mãe. Os problemas de Lennon, no entanto, só aumentam. Ele chega a fugir de casa e se abrigar na barraca de Sal, ao lado de seu fiel escudeiro, o cachorro Maradona.

Já Olívia (Gabriela Duarte), única das cinco crianças que não é filha biológica de Gaspar, se vê amedrontada diante da possibilidade de perder seu amado, Artur (Jonas Torres). O garoto é filho de Lia (Denise Del Vecchio) e Jacques Dupont (Jonas Bloch), amigo e cúmplice de Alex. Atormentado com a presença de Rose (Cissa Guimarães), colega de trabalho e ex-amante de Jacques, Artur a procura para pedir que ela se afaste de sua família. Rose, no entanto, o trata mal, fazendo com o jovem tenha uma súbita dor de cabeça, que o leva a desmaiar. Rose, apavorada, leva o menino para o hospital e rouba os exames que comprovam a existência de um coágulo em seu cérebro. Chantagista, procura Jacques e diz que irá contar a Artur sobre sua doença, caso o amante não retome a relação. Sem saída, Jacques desabafa com Morgana, que aciona Silas. O detetive, sorrateiramente, recupera os exames, acabando com os planos de Rose.


Silas também auxilia Lucas, que após ser preso por conta do envolvimento no assalto, é posto em liberdade provisória. Com o amparo do detetive, Lucas volta para o Rio de Janeiro. Incentivado por Morgana, que já se afeiçoou ao neto, participa, como estilista oficial da marca, do novo desfile da Covery, agora comandada por Marisa. Duda é surpreendida pela presença do namorando, quando Marisa anuncia no microfone que irá chamar ao palco “o estilista responsável pela coleção que está sendo apresentada”. O burburinho é geral e Lucas se vê acuado diante do assédio, principalmente da jornalista de moda Mercedes (Ana Maria Magalhães), que num momento a sós com o estilista, diz que ela é a responsável por preservar o nome de sua família, não divulgando o seu envolvimento no assalto. Outro momento constrangedor se dá quando Marisa pede que Lucas e Duda posem para fotos juntos. Ainda magoado com o namorado, por ele ter escondido seu passado criminoso, Duda se afasta.


Decidida a não mais sofrer por Lucas, Duda resolve voltar para a Bahia. Arruma as malas e parte para o aeroporto, sem notar que está sendo seguida por Alex, que chega para abordá-la justamente no momento em que a modelo passa mal e é amparada por outros passageiros. Querendo manter sua criação por perto, Alex a leva para a casa de Petrópolis, uma mansão cercada de mistérios, com a desculpa de que quer poupá-la de mais aborrecimentos. Após passar mal novamente, durante um jantar, Duda é atendida por um médico de confiança de Alex, que confirma: a top model está grávida.

Aproveitando que a modelo está fora de circulação, já que é enviada para Paris, Alex espalha o boato de que os dois irão se casar, o que desilude ainda mais o já desanimado Lucas. Após procurar o pai, e só não agredi-lo por interferência de Marvin (Miguel Magno), gerente da Covery, e Irma (Vera Holtz), nova estilista da confecção, Lucas decide dar uma chance a Giulia (Alexandra Marzo), filha de Silas que deixou São Paulo para morar com o pai no apartamento que Morgana conseguiu para ele. O grafiteiro também promete a si mesmo que irá tomar a Covery e recuperar seu posto de estilista, dado por Alex a Irma.

Irma surge no decorrer da narrativa para ocupar o posto de desenhista na Covery e também balançar, a mando de Alex, o coração de Gaspar. Visando irritar Marisa, o empresário pede a sua nova contratada que seduza seu irmão surfista. Só que Irma se vê balança pelo charme de Gaspar e acaba até mesmo aprendendo a pegar onda com ele. Enquanto curte o romance, Irma dá prosseguimento a um plano mais ousado. Ela almeja se vingar de Alex, por conta de antigas rusgas do passado. Próximo à reta final, Irma seduz o empresário e chega a marcar casamento com ele. Só que Simone (Jaqueline Laurence), a governanta e fiel escudeira, e Júnior (Rodrigo Penna Pereira), seu filho aloprado, desmascaram Irma, impedindo a união.

Júnior torna-se, ao longo da narrativa, um importante aliado para Duda e Lucas. É ele quem comunica ao meio-irmão que a modelo está voltando de Paris. Para desapontamento de Giulia, o estilista se veste com a melhor roupa e parte para uma recepção na casa de Alex, destinada a comemorar o retorno de Duda. Só que Lucas adentra o recinto no exato momento em que o pai está anunciando seu noivado com a top model. Duda reage, atônita, e espera a poeira baixar para procurar o amado e esclarecer toda a história. Lucas, cego de raiva, a expulsa de seu apartamento, fazendo com que Duda saía pelas ruas desnorteada. Atingida por um carro em alta velocidade, a top model perde o bebê. Pouco depois, Duda testemunha um beijo de Giulia e Lucas, o suficiente para acabar com suas ilusões quanto ao rapaz, que não consegue esquecê-la e chega a chamar a nova namorada pelo nome da ex. Giulia, incomodada, vai então procurar Duda na Covery. E desse embate sai faísca!


Após as discussões de praxe, Duda e Giulia chegam a um acordo: vão compartilhar Lucas. Uma ficará com ele as segundas, quartas e sextas; outra, terças, quintas e sábados. A situação relativamente nova para Duda vem acompanhando de sua má fase na Covery. Inconformado com o desprezo da modelo, que não aceitou seu pedido de casamento, Alex começa a escolher modelos de extremo mau gosto para que ela use nos desfiles. Duda não deixa barato e joga os vestidos no chão, sendo imediatamente demitida.


Cleide até procura Alex para tentar resolver o imbróglio. O empresário, já dando sinais de loucura, sugere que ela compre uma máquina de costura e volte a fazer vestido de madame, como nos tempos da Bahia. Humilhada, Cleide vai à forra: senta a mão na cara de Alex! O vilão também arma das suas contra Silas. Após tentar corrompe-lo, sem sucesso, pede a Grilo, agora seu motorista, que elimine o detetive. Com o auxílio de sua gangue, o marginal sequestra Silas e o joga de um despenhadeiro. Mas Lucas surge a tempo de salvar o sogro.


Enquanto isso, as confusões na família de Gaspar prosseguem. E começam pelo patriarca! Após receber a visita de Florinda (Regina Duarte), sua ex-mulher, mãe de Olívia, Gaspar é surpreendido com a chegada de Belatrix (Rita Lee), mãe de Ringo Star (Henrique Farias) e Jane Fonda (Carol Machado), outros dois de sua prole.  Após fazer amor por telepatia com Saldanha, Belatrix decide interceder por Naná. Transforma Marisa em uma alegre hippie “paz e amor”, ao mesmo tempo em que prepara uma poção mágica para Gaspar e Naná, que dá uma mãozinha caprichando no visual. O brilho nos olhos e a sensualidade irresistível fazem com que Gaspar se deixe levar pelos encantos da empregada. Mas após um beijo apaixonado, Naná dá o cartão vermelho para o patrão. É uma moça mineira, donzela de família, que deseja casar de véu e grinalda.

Já Artur, após se submeter uma cirurgia para a remoção do coágulo, assume uma nova personalidade. Rebelde, não honra seu compromisso com Olívia e passa a se envolver com outras meninas. Ao ir busca-lo em uma boate, Jane, secretamente apaixonada pelo cunhado, o flagra com outra menina. Revoltada, diz a Artur que se ele vai trair sua irmã que seja com ela. E lhe tasca um beijo, deixando o jovem desnorteado e sem saber como agir com a família Kundera a partir daquele instante.




Também em conflito com os Kundera está Bárbara Ellen (Susana Vieira), outra mulher de Gaspar. Mãe de seu filho mais velho, Elvis (Marcelo Faria), ela surge para criar confusão no casamento do herdeiro com Tininha (Adriana Esteves), sua gatinha de praia, com quem Elvis perdeu a virgindade. Bárbara é uma milionária que vive em Dallas e se aproveita de sua presença no Brasil para lançar o livro ‘Minha Vida com um Surfista’, tumultuando ainda mais o triângulo amoroso formado por Naná, Gaspar e Marisa.


Saldanha também se vê em uma enrascada ao se apaixonar por Carla. Chegou a se travestir, assumindo a identidade de Odete, uma maquiadora, para ficar próximo à modelo, quando ela reassumiu o seu posto na Covery. Quem não gostou nada da história foi Raul, que se negava a dar o divórcio à esposa. Enquanto tentava um acordo com o rival, Saldanha era alvo das investidas de Tânia (Flávia Alessandra), amiga da garotada que fez de tudo para tirar o dono da barraca de sucos das mãos de Carla. Já Marvin é alvo da hoje tão comentada “cura gay”. A princípio, um rapaz delicado e aparentemente homossexual, ele envereda pelos caminhos da paixão com Magali (Rita Malot), uma bandida regenerada que passa a trabalhar como vendedora na Covery. A união chega a render um herdeiro e momentos hilários, quando os pais de Marvin resolvem visitar o novo casal. Seu Rafael (Francisco Dantas) adora a mudança de comportamento do filho; já sua mãe (Ida Gomes) não se conforma com a novidade.

Em paralelo a todos os dilemas amorosos, a trama policial da novela se acentua, com a união de Grilo e Alex. Decidido a eliminar Marisa, o empresário determina que seu motorista a mate. Só que Grilo mira o alvo errado. Ao fugir da clínica em que estava internada, por conta de sua obsessão por Jacques, Rose decide atormentá-lo novamente. Para isso, marca um encontro com Alex nos escritórios da Covery. Ao chegar lá, é surpreendido por um tiro, disparado por Grilo. Antes de morrer, no entanto, Rose consegue complicar a vida do amante, dizendo ter sido ele o responsável pelo disparo.


O erro de Grilo custa caro a Alex. Por não pagar ao marginal o valor combinado pelo serviço, já que ele matou a mulher errada, Alex tem seu filho Júnior sequestrado, ao lado do primo Ringo, durante um show da banda Oingo Boingo. Grilo exige que os dois liguem para a casa e digam que irão dormir um na casa do outro, para não alarmar os irmãos Kundera. Júnior, viciado em filmes de ação e suspense, tenta ludibriar Grilo, mentindo sobre o paradeiro do pai, a quem o bandido deseja encontrar o quanto antes. Com suas mentiras, Júnior planeja fugir do barraco de Big Loura (Maria Gladys), bandida arrependida que já foi cúmplice de Grilo. Este, por sua vez, dá a Simone o recado que precisa ser levado até Alex: quer os 100 mil dólares que a governanta e Júnior recuperaram das mãos da golpista Irma e de seu amante, Nascimento (Antonio Grassi).


Com o auxílio de Cida (Drica Moraes), que fora apaixonada por Grilo, Alex descobre onde fica o cativeiro dos meninos. Enquanto Grilo espera receber seu dinheiro no local combinado, Alex e Simone salvam as crianças. Ao retornar ao barraco, Grilo encontra Alex, que tece um discurso sobre as maldades que ambos fizeram. Completamente ensandecido, Alex aponta sua arma para Grilo e pede que este faça o mesmo para ele. Os dois disparam ao mesmo tempo e caem mortos. Em agonia nos braços de Gaspar, que também descobrira o cativeiro, Alex pede perdão por tudo o que fez de ruim, lhe confia a criação de Júnior, e indica a leitura de cartas que estão em seu cofre. É com as tais cartas que Gaspar descobre as armações que o separaram de Suzana, a tentativa de assassinato de Marisa e a verdade sobre a morte de Letícia (Tânia Loureiro), a primeira mulher do empresário. Sem a influência maléfica do namorado, Cida assume a identidade de Grace Dinamite, uma cantora sertaneja, e passa a excursionar pelo interior paulista, ao lado de Big Loura, sua camareira, e Jacaré (Felipe Martins), cúmplice de Grilo que caiu de amores pela ex-doméstica.

Nos últimos capítulos, Giulia se descobre grávida e é levada de volta ao Rio pelo pai. Após passar mal, é amparada por Duda, que temendo pela fragilidade da moça e de sua gravidez, decide se afastar de uma vez por todas da vida de Lucas. O grafiteiro então procura Giulia, apanha o par de alianças que Silas comprou para que eles ficassem noivos e a pede em casamento. A paulistinha resiste no início, mas acaba aceitando. Pouco depois, no entanto, Giulia decide sair de campo e volta para São Paulo, onde vai ter sua filha sozinha. O caminho, enfim, está livre para Lucas e Duda.

Lucas também descobre ser filho de Gaspar, explicando em definitivo a grande afinidade que sempre existiu entre os dois. O surfista se vê sozinho quando todos os seus filhos decidem viajar para visitar suas mães. É quando Gaspar nota que é apaixonado por Naná e incapaz de viver sem ela. Só que cansada de esperar por uma atitude do patrão, a moça vai embora. Gaspar mergulha de cabeça no trabalho na Covery e só um ano depois, nas suas férias, reencontra Naná e vive com ela momentos de muito amor em uma ilha deserta. Ao retornarem da ilha, a surpresa: para comemorar os quarenta anos de Gaspar, todos os seus filhos se reúnem na casa da praia. Lucas e Duda estão retornando da lua de mel, enquanto Giulia espera por sua Maria Eduarda; Olívia se acertou com Artur, que vê os pais se separarem, por conta de um nova pulada de cerca de Jacques; Jane acabou ficando com o primo Júnior, que continua morando com Simone; Elvis está numa boa com Tininha; Ringo vive um amor platônico com Milu (Cinira Camargo), mulher experiente que, a princípio, gostava de Gaspar; Saldanha se decidiu por Carla; Marisa, após um período desmemoriada, conheceu o médico Bira (Mário Gomes); e Morgana fisgou o velho Silas. E todos foram felizes pra sempre...


Amanhã...
Relembre os personagens de Top Model!

2 comentários:

  1. Top Model de novo? Essa novela não já passou no Viva? Eu adorei a história, mas não deveriam repetir assim em tão pouco tempo...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daniel! O Viva não reprisar Top Model outra vez, não. rsrs... Essa nova coluna do blog se destina a relembrar produções já exibidas no canal. Bom ter vc por aqui! Abs

    ResponderExcluir