segunda-feira, 20 de outubro de 2014


O nosso resumo mensal de tudo o que já rolou, tá rolando ou pode rolar no Viva e no blog!

A Novela Da Minha Vida

Todo mundo tem um ator, uma atriz, aquele autor ou diretor preferido. Uma cena marcante ou uma trilha sonora inesquecível. Para saber quais as novelas preferidas do nossos leitores, abrimos este espaço. E hoje recebemos aqui Lourdes Tagliaferro, de Mogi Mirim, interior de São Paulo, que participou via Facebook.

A novela que me dá mais saudade e que mais tenho vontade de ver de novo é Escrava Isaura, com a Lucélia Santos. Quando passou pela primeira vez eu ainda era mocinha. Fiquei muito encantada com o amor de Isaura (Lucélia) e Álvaro (Edwin Luisi), embora gostasse muito do par romântico anterior da escrava, Tobias (Roberto Pirillo), que morreu em um incêndio. O vilão Leôncio (Rubens de Falco) dava raiva de verdade. Eu vi a novela quando repetiu e depois em DVD, mas gostaria que o Viva apresentasse ela pra poder ver toda a história na íntegra.

Aplausos Para...
Se fossemos escolher um ator para representar o Viva, este ator certamente seria Antonio Fagundes.

Antonio Fagundes, como o José Inocêncio de Renascer,
estampa uma das salas do canal.

Contratado pela Globo em 1976, após despontar para o estrelato na Tupi, Fagundes participou de duas novelas das 22h para em seguida estrear como galã do horário mais nobre da programação global, com Dancin’ Days. Repetiria a parceria com o autor Gilberto Braga em outros trabalhos; dentre eles, Vale Tudo, como Ivan; Labirinto, como Ricardo; e O Dono do Mundo, que o Viva traz de volta na próxima segunda, como Felipe Barreto, o primeiro vilão de sua carreira. Outra parceria de sucesso se deu com Stenio Garcia, com quem dividiu as aventuras de Carga Pesada, em 1979 e em 2003. Já o autor Benedito Ruy Barbosa sempre o teve como um amuleto: confiou a Fagundes dois dos melhores personagens que já escreveu: Bruno Mezenga (e também seu avô Antonio), de O Rei do Gado, e José Inocêncio, de Renascer. Sobre este trabalho, Fagundes declarou ao site Memória Globo:

“Nós saímos pra jantar, e o Ruy falou: ‘Eu quero te contar a última cena da novela’. E eu fiquei impressionado com aquilo, eu falei: ‘Puxa, nem começou!’. E ele me contou a última cena. E terminamos os dois aos prantos no restaurante, porque era uma cena deslumbrante, eu fico arrepiado até hoje de lembrar. Eu falei: ‘Pelo amor de Deus, eu quero fazer essa novela de todo o jeito’”.

O Viva já nos contemplou também com outros sucessos de Fagundes: o charmoso Atílio, de Por Amor, pode ser visto logo na inauguração do canal; o engraçado professor Caio, de Rainha da Sucata, um dos poucos personagens em que o autor pode exercitar sua veia cômica, e o brilhante advogado Otávio Jordão, de A Viagem. Ainda, Mad Maria, novamente com Benedito Ruy Barbosa, e uma pequena participação no último capítulo de A Próxima Vítima.

Esperamos ver ainda o Edu, de Amizade Colorida; o Osmar, de Corpo a Corpo; e o Félix Guerreiro, de Porto dos Milagres. Antonio Fagundes nunca é demais!

Astros E Estrelas

Grandes atores não morrem. Ficam eternizados em seus trabalhos, o que os levam a se perpetuar por gerações, encantadas com o talento destes astros. Assim foi com Mário Lago. Multifacetado, o ator é reverenciado até hoje, não só pelos seus trabalhos para a TV, como também em outras frentes artísticas, incluindo a música. Para quem não sabe, Mário compôs o samba “Ai, que saudades da Amélia”, em parceria com Ataulfo Alves.

Mário nos deixou em 2002. De lá pra cá, tivemos a chance de prestigiar seu talento, em Barriga de Aluguel, Dancin’ Days e História de Amor. Na novela de Glória Perez, viveu o Dr. Molina, geneticista contrário à barriga de aluguel da protagonista Clara (Cláudia Abreu). Seus embates com Miss Brown, personagem de Beatriz Segall, representavam os contrapontos da medicina perante o tema, que levantou polêmica na época. Pelo Alberico, de Dancin’ Days, ganhou o Golfinho de Ouro de Melhor Ator. O sonhador personagem era visto por Mário como um megalômano sem decência, talvez por colocar seus sonhos acima do bem-estar de sua família. Mário esteve ainda em O Tempo e o Vento, Hilda Furacão, e em pequenas participações no Delegacia de Mulheres e em História de Amor, como Dr. Medina, mestre de Carlos (José Mayer).


Se estivesse vivo, Mário completaria 103 anos, no dia 26 de novembro. Que o Viva continue trazendo grandes trabalhos de Mário Lago, para que sua história continue viva, por muitas e muitas gerações.

Grade Do Mês

Veja os horários e as atrações da grade que o blog desenvolveu para o Viva, levando em conta nossos posts do último mês.


Viva é Notícia

Canal de reprises é um dos que mais cresce na TV paga

O público está cansado de novelas? Não o da TV paga. Um dos canais pagos que mais cresceram em audiência neste ano foi o Viva, da Globosat, que exibe produções da Globo. Boa parte da programação é tomada por reprises de novelas que já fizeram muito sucesso.

De janeiro a setembro, no universo de TV por assinatura no país, a média diária (das 7h à meia-noite) do Viva cresceu cerca de 150%. O grande “boom” do canal veio a partir de setembro, quando a emissora passou da 17ª colocação, em junho, para a nona, ao lado de gigantes como Fox e à frente de canais como Megapix e TNT.

No mês passado, o Viva apareceu entre os cinco canais pagos mais vistos no país. Boa parte desse crescimento vem das novelas bem velhinhas. Em agosto, o canal de reprises bateu recorde de audiência com suas novelas vespertinas Dancin’ Days (1978), História de Amor (1995) e A Viagem (1994). As duas últimas lideraram o ibope da audiência na TV paga no horário.

Das 18 novelas exibidas pelo Viva desde a sua estreia, em 2010, três folhetins que foram ao ar neste ano apresentam os melhores resultados do gênero já registrados pelo canal.

Keila Jimenez; Folha de São Paulo, 15 de outubro de 2014.

Vivamaníacos

O Vivo no Viva vai aonde for preciso para encontrar outros fãs do canal. Mas fãs de verdade mesmo! Daqueles aficionados em novelas e séries, que sintonizam no Viva o dia todo, e quando não estão ligadinhos na programação, se fartam com revistas, DVDs, CDs e tudo o mais! E hoje, nós vamos conversar com o nosso queridão Ivan Gomes, de São Paulo. Ivan e eu completamos, no último dia 16, cinco anos da nossa participação no Vídeo Game, extinto quadro do Vídeo Show apresentado por Angélica.

Eu sou vivamaníaco desde... A exibição de Vale Tudo.

O melhor do Viva até agora foi... A reprise de Água Viva.

O Viva “dá ruim” quando... Apresenta programas muito recentes ou chatos, como A Turma do Didi, e quando exibe aqueles filmes horríveis!

Eu quero ver na grade do canal... Programas mais antigos do Cassino do Chacrinha, Globo de Ouro e novelas dos anos 80, de Ivani Ribeiro e Cassiano Gabus Mendes.

Eu gosto de ver o Viva quando tô no sofá... Comentando os programas no Twitter.

Minha coleção de novelas tem... Não faço ideia! Mas tenho muito material, entre LPs, CDs, DVDs de novelas. Tenho poucas revistas, mas alguns livros interessantes sobre teledramaturgia.

A maior relíquia do meu acervo de novelas é... O LP Lirio Panicali e as novelas, com temas das novelas da Globo dos anos 60.


O Viva pra mim é... Indispensável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário