quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sinopse

Felipe (Antonio Fagundes) é um grande cirurgião plástico brasileiro de quase quarenta anos da idade cuja carreira, em franca ascensão, começa a ter certa repercussão internacional. Retrato típico de vencedor, Felipe nos aparece logo no início como o homem vitorioso, vaidoso, arrogante, muito contente consigo mesmo, o dono do mundo, certo de que é capaz de conseguir qualquer coisa que deseje. Quis o destino que, no corredor de sua clínica, Felipe cruzasse com Márcia (Malu Mader), a noiva de Walter (Tadeu Aguiar), técnico de informática que ali trabalha. Felipe estranha bastante que esta jovem linda e desconhecida o aborde como se ele fosse qualquer um, ela nem sequer sabe estar falando com o grande cirurgião. Surge daí uma atração bem mais forte do que a que costuma sentir - mulherengo que é - pela maior parte das mulheres que seduz sem que sua esposa desconfie.

Seu interesse aumenta muito quando, na manhã do casamento, um dia especialmente ensolarado do verão carioca, véspera da partida de Felipe e a esposa, a elegante Stella (Glória Pires), para o Canadá, Júlio (Daniel Dantas), seu assistente pessoal e maior amigo, deixa escapar na frente do cirurgião a informação de que Márcia, a noivinha, ainda é virgem. Felipe, inesperadamente, como que levado por uma força estranha, veste-se para a cerimônia deste casamento que ele nem ao menos sabe onde vai ser realizado.

A presença do grande cirurgião neste discreto casamento de classe média tem tanta repercussão que Felipe se torna de longe mais estrela do que a linda noiva. Noiva que o cirurgião deseja possuir antes mesmo do noivo. Acha que tem direito a isso, é superior, tem direito a tudo! Logo após a festinha, os noivos estão com reserva feita num bom hotel carioca para a noite de núpcias, e na manhã seguinte partem para viagem de lua de mel em local aprazível típico de sua classe social. Desafiado, Felipe aposta com Júlio uma caixa da melhor champanhe francesa como ele vai conseguir superar as inúmeras dificuldades e possuir a noiva antes de Walter. E coloca seu plano em ação: quer presentar o jovem casal ali, agora, com o que mais lhes possa dar prazer, uma lua de mel. Entre as opções, Felipe deixa escapar que o casal poderia voar para o Canadá com ele dali a algumas horas e passar a lua de mel esquiando e vendo neve. Num jogo muito vivo e estimulante de manipulação, Felipe consegue fazer com que o próprio noivo, por notar que os olhinhos de Márcia brilham a cada vez que se fala em neve, escolha a lua de mel ao lado do patrão.

Uma vez no Canadá, Felipe articula um “imprevista” que irá ocupar Walter por um bom tempo: o software que iria usar para uma conferência, e que fora desenvolvido pelo funcionário, não está respondendo como esperado. Walter, prontamente, se oferece para resolver o empecilho. A sós com Márcia, Felipe constata que sua tarefa será bem difícil. E que só obterá sucesso ao fingir estar apaixonado por ela. Depois de algumas hesitações e suspense erótico, Márcia finalmente se deixa seduzir e passa com Felipe os momentos maravilhosos com que sonhava o cirurgião. Para conseguir isso, Felipe tem que deixa-la intuir que ele não gosta da esposa e está disposto a iniciar uma nova vida ao lado dela. A moça se apaixona. Tem a revelação do grande amor “de fazê-la tremer dos pés à cabeça” de que lhe falava antes do casamento a amiga Taís (Letícia Sabatella).
           
Após conseguir o que quer, Felipe acha mais prático afastar-se de Márcia, fazendo agora o papel de marido que não tem a coragem de fazer a coitada da esposa sofrer. Garante a Márcia que a vida ao lado do jovem noivo será bem melhor. Aconselha-a a receber Walter com muito amor, confessando simplesmente um pecado de adolescência, teria mentido com respeito à sua virgindade... Felipe “tem certeza de que Walter vai perdoar e, ao lado do rapaz, Márcia tem muito mais chance de ser feliz do que ao lado dele”. Uma vez diante do noivo, ao contrário do que lhe aconselhou o cirurgião, Márcia conta toda a verdade. Muito apaixonado, Walter tem a sensação de que o chão está lhe faltando. Não compreende também a atitude do homem que mais admirou em toda a sua vida. Desarvorado, deixa Márcia sozinha e parte desesperado ao volante do carro, morrendo minutos depois num desastre. Márcia jamais poderá saber se Walter morreu acidentalmente ou se matou.

Uma vez no Rio, Felipe sabe do acidente em que morreu o rapaz, tem um leve drama de consciência, mas está menos disposto do que nunca a deixar que esta crise venha atrapalhar a meta de vida que ele escolheu desde cedo: o sucesso. Num momento de crise, no entanto, vai cometer um erro médico de que muito se arrependerá depois: receitar penicilina à alérgica Ester (Odete Lara), uma paciente que o procurou para remover um simples quisto em seu couro cabeludo. Ester tem um- choque anafilático e quase morre. Chamado às pressas, Felipe lhe faz uma traqueotomia, aplica antialérgicos, conseguindo salvá-la. Mas Lucas (Hugo Carvana), o carinhoso irmão de Ester que a acompanhou o tempo todo e descobre sobre a aplicação da penicilina, fica extremamente aborrecido, ameaçando o nosso cirurgião com um processo. Para se livrar, Felipe suborna um jovem médico residente, Arlindo (Otávio Muller), de pouquíssimos recursos e muito ambicioso. Felipe exagera tanto nas acusações a Arlindo que Ester e Lucas acabam com pena e, como tudo terminou bem, resolvem esquecer o assunto para não destruir a vida do rapaz.

Muito traumatizada e mais frágil do que nunca, Márcia volta para o Brasil. Conta a todos que estava em lua de mel quando o noivo morreu num acidente de carro. Só tem coragem de contar a verdade à amiga Taís. Aos poucos, no entanto, Tabajara, o pai de Walter começa a desconfiar que Márcia não está contando toda a verdade. Por algumas semanas, Felipe foge de Márcia, ela telefona, ele manda dizer que não está, ela fica horas esperando na porta da clínica, ele sai e finge que não a vê. Muito mais vivida do que a amiga, Taís compreende que Márcia está inventando um Felipe que não existe. As suspeitas de Tabajara de que Márcia não está contando toda a verdade em relação à morte do filho aumentam.


Apesar de carregar a culpa pela morte de Walter, Márcia ainda tem em Felipe a esperança de encontrar a felicidade ao lado de seu primeiro e suposto verdadeiro amor.  Ao descobrir que está grávida, ela vai ao apartamento do médico, perguntar o porquê dele não tê-la procurado novamente e conta que está esperando um filho dele. Ao ouvir isso, o vilão se descontrola e conta que a seduziu por causa de uma aposta, afirmando que não quer vê-la nunca mais. Para completar, ele preenche um cheque e diz que a quantia servirá para que ela faça um aborto e o esqueça para sempre. Desesperada, Márcia decide revelar toda a verdade para Stella. Só que acaba caindo na rede de Constância (Nathália Timberg), mãe de Felipe, que, num jogo duplo, faz com que ela a considere uma amiga com quem poderá contar a qualquer momento, inclusive para se abrir com sua nora. Mais ágil do que o próprio Felipe, Constância arquiteta um plano que fará com que Stella fique com ódio de Márcia. Para isso, a madame ordena que o filho conte à mulher sobre seu caso com a jovem. E, mesmo apavorado, o vilão aceita o jogo armado pela mãe. Ao ouvir a confissão do marido sobre seu envolvimento com Márcia, Stella tem uma reação violenta e o expulsa de casa, dizendo que não quer vê-lo nunca mais. Depois, entretanto, perdoa Felipe, acreditando em sua honestidade e rechaçando Márcia, uma vagabunda capaz de seduzir outro homem em plena lua-de-mel.


Ao saber que perdeu o bebê logo depois da morte de Tabajara (Jece Valadão), vítima de bala perdida, Márcia fica muito abatida. De repente, porém, seu rosto se transforma numa máscara de ódio. Decidida, ela deixa a apatia de lado, se arruma e, furiosa, entra no consultório de Felipe, empurrando clientes e deixando o médico assustado com tal reação. Desesperada, Márcia avança para Felipe, acusando-o de três mortes: a de Walter, a de Tabajara e a do bebê que ela esperava. Ele resolve controlá-la e, na tentativa de colocá-la para fora do consultório, Márcia é mais rápida: pega um bisturi que estava em cima da mesa de Felipe e corta seu rosto com violência. Márcia acaba presa e, ao deixar a cadeia, é expulsa pelo tio Darci (Antonio Grassi) de sua casa. Desamparada, a professorinha vai ocupar o quarto de hóspedes da casa de Olga Portela (Fernanda Montenegro), onde começa a articular seu plano de vingança contra Felipe Barreto.




Nesse meio tempo, Felipe conhece Flávia (Cláudia Magno), uma amiga de Stella que participava da festa de aniversário desta. Para a jovem, Felipe monta apartamento, lhe dá mesada e outras mordomias. Márcia descobre o caso e envia uma carta anônima a Stella, dando a ficha completa do local em que Felipe está. Stella vai até lá e Felipe então despacha sua amante no caixão que chegava naquele momento ao edifício para abrigar o corpo de um senhor que acabara de falecer. Ao descobrir que Herculano (Stenio Garcia), sogro do vilão, se revoltou por ver a filha se humilhar de tal maneira, Márcia se esforça para se aproximar dele, o que acontece graças a Olga. A jovem faz um jogo de sedução que leva , recém-separado de Beatriz (Mara Carvalho), à loucura. Quando sente confiança, revela sua história e guarda para o final o nome do cafajeste que estragou sua vida e a deixou cheia de traumas sexuais: Felipe Barreto. Herculano decide que Stella tem que se separar do cirurgião plástico, mas diz que a filha precisa de provas para acreditar que o marido é um cafajeste. É então que resolvem contratar uma linda mulher para conquistar Felipe.

A princípio, Herculano e Márcia contratam uma prostituta de luxo para seduzir o cirurgião numa festa oferecida por Karen (Maria Padilha), esposa de Júlio. Mas, preocupado com Stella, que não para de conversar com Rodolfo (Kadu Moliterno), jornalista que viveu por muitos anos no exterior, ele nem presta atenção na moça. Parte para cima de Rodolfo quando descobre que Liliane (Alexia Deschamps), sua ex-secretária particular, está trabalhando com ele, mas a “turma do deixa disso” aparta a tempo. Furioso, Felipe sai da festa e encontra Taís, que com medo de molhar na forte chuva o sapato comprado em Paris, se descalça e resolve tirar também as meias de seda. Quando Felipe sai do elevador e vê a cena, Taís de pernas de fora, sensualmente enrolando a meia, não se contém. Fisgado por Taís, ele se transforma numa presa fácil para Márcia e Herculano. Eles armam um plano em que a esperta Taís se apresente como Maria Teresa, uma mulher casada que tem pouco tempo no Brasil. Saem para um drinque num bar, mas, apesar das insistências, ela só topa sair para transarem na véspera da forjada viagem, e no apartamento dele. Herculano aparece com a filha na hora H, como o combinado. Quando Stella chega, mal pode acreditar no que vê. Desta vez, não dá para passar por cima. Põe Felipe para fora de casa e trata de pedir divórcio.


Com o divórcio, começa a decadência de Felipe. Stella manda que ele saia do apartamento com o que entrou: apenas com uma mala de roupas. Felipe resolve ir para a casa de Karen e Júlio, que não gostam da ideia de hospedá-lo. Ela tem medo que Stella fique com raiva e vai procurá-la para contar que Felipe está lá. Aproveita e revela à amiga tudo sobre Márcia: a aposta, a virgindade, o passaporte que voltou rasgado do Canadá. Stella fica arrasada, mas dá a volta por cima e se empenha com Rodolfo no projeto do programa de vídeo. Quanto a Felipe, desgraça pouca é bobagem. Herculano decide fazer uma auditoria na firma e descobre dezenas de roubos e falcatruas. Diz a Felipe que ele tem uma opção: se não quiser ser processado e ir para a cadeia, tem que dar a Stella os 50% do apartamento que estão no nome dele e ainda a metade da clínica para Herculano. Pode ficar com o consultório, mas operar só em hospitais como todos os outros médicos. Humilhado, Felipe procura Stella, confiando no extremado sentido de justiça da agora ex-esposa.

STELLA - Você ainda vai ficar com o seu nome, que eu ajudei a construir.

FELIPE - Essa é sua última palavra?

STELLA - A penúltima. A última é rua!

Ao descobrir que Márcia está lhe usando apenas para destruir Felipe, Herculano trava com ela uma intensa discussão, sai dirigindo em alta velocidade e acaba se acidentando na serra fluminense. Otávio (Paulo Gorgulho), cirurgião que seguia para o Rio em busca de auxílio para o hospital em que trabalha, em Barra Mansa, testemunha o acidente e constata que Herculano sofreu uma perfuração no fígado. Ele decide operar Herculano, a contragosto de Márcia, que havia seguido o empresário e também testemunhou o acidente. Ainda assim, Otávio insiste e opera Herculano, com sucesso. Stella se simpatiza com o rapaz, enquanto Márcia desenvolve com ele uma rusga imensurável. Até descobrir que o cirurgião é sobrinho de Ester, a vítima do erro médico cometido por Felipe.


Herculano, agora sócio na clínica de Felipe, decide promover Otávio a diretor médico da instituição; em troca, o médico conseguiria os incentivos que buscava para o hospital de Barra Mansa. Possesso, Felipe convoca Otávio para uma reunião e expõe as falcatruas que ele e Júlio cometeram na clínica, buscando respaldo do rapaz. E aí então que Otávio decide aceitar a oferta de Herculano, já com a intenção de frear os desvios de seu colega de profissão. Em meio a isso, Márcia continua empenhada em sua vingança e não descansa enquanto não convence Ester e Lucas a tomarem público o erro médico de Felipe. E até rouba o prontuário com a receita de penicilina da casa de Karen. Ao saber que Felipe foi convidado para participar do Tribuna Livre, programa produzido por Stella e Rodolfo, a professorinha resolve levar os dois irmãos para desmascarar Felipe na televisão, ao vivo. E Lucas assim o faz, mesmo constatando que a prontuário que lhe servia de prova lhe fora roubado antes que ele entrasse no ar com seu depoimento. Felipe atribui sua execração pública a Rodolfo, com quem troca socos e pontapés na inauguração do restaurante de Altair (Paulo Goulart), pai do vilão. Já Márcia, enquanto isso, passa por um revés. Ao investigar sua origem no subúrbio, Olga decide manda-la embora de sua casa. Ainda assim, Márcia continua se dedicando a sua vingança, e para agradece o auxílio de Herculano em seu último plano, se entrega a ele, mesmo sem ter nenhum interesse pelo empresário.

Eis que o restaurante de Altair e Constância reserva uma boa surpresa para Felipe. É lá que ele conhece a relações-públicas Vanda (Lucinha Lins), especialista em recuperar a fama de personalidades comprometidas com todos os tipos de suspeitas. Envolvida por Felipe, Vanda convence a francesa Valéria Renaud (Kate Lyra) a se submeter ao bisturi do cirurgião. A nota de que a famosa irá entregar seu corpo aos cuidados de Felipe é suficiente para que ele recupere seu prestígio. A alegria do vilão, no entanto, dura pouco. Taís passa a desconfiar do mistério envolvendo Olga e Márcia. Pressionando a cafetina, a jovem descobre que ela, na verdade, é mãe de Felipe Barreto.

TAÍS - Então porque é que você tá tão preocupada em proteger, Olga? O que é que tem com isso, da Márcia se vingar do Felipe?

OLGA - Me diz Márcia, você telefonou para essa clínica, não telefonou?

MÁRCIA - Não digo mais uma palavra se você não contar tudo o que você está escondendo da gente!

OLGA - Eu nasci muito pobre, Márcia, meu pai era colono da fazenda, da fazenda do pai do Altair, no interior de São Paulo, nas cercanias de Ribeirão. Mas meus pais já tinham morrido nessa época, eu era aquela filha de colono que tinha ou não tinha o que comer de acordo com o bom humor dos outros a cada dia (...). A família da Constância já morava em São Paulo, mantinham aquela fazenda a duras penas. A de Altair ainda estava bem. Altair vivia na farra, acho que não mudou nem um pouco o Altair, Europa quase todo ano. O sonho do velho Amorim Barreto era que seu filho único se casasse, tomasse um rumo na vida, assumisse a fábrica, e lhe desse um neto homem. Apesar de tudo, eu era alegre, dançava no clube da cidadezinha nas noites de sábado, foi lá que eu conheci o Altair e me apaixonei. Ela sonhava em se casar com ele, não creio que fosse por amor, ela nunca amou ninguém. Mas eu tive um filho.

MÁRCIA - O Felipe?

Olga faz que sim. Taís lhe faz um carinho.

OLGA - Sabe o que se fazia naquela época quando um filho de fazendeiro engravidava uma colona?

TAÍS - Eu posso imaginar.

OLGA - Eu já me dava muito por satisfeita do Altair ter tomado as providências pro parto, o garoto estava com um mês e meio, nem tinha sido registrado, mal ou bem, o Altair nos sustentava. Até hoje, a impressão que eu tenho é de que ele não é um mau sujeito, muito fraco, mas não é mau. Só que ela descobriu. Constância não podia ter filhos. Foi me procurar. Porque se o filho do fazendeiro engravidasse uma infeliz de nome duma das fazendas vizinhas, que já morava na capital, havia esperanças do velho consentir no casamento, e ela podia resolver lá os problemas da família dela, que só tinha pose. A Constância me expulsou da fazenda, garantiu que se eu não entregasse a criança pra ela o meu filho ia passar fome e, provavelmente, ia mesmo, porque eu passei.

O retorno de Ladislau (Tuca Andrada) será definitivo para a derrocada completa de Felipe Barreto. Após um golpe que lhe rende milhões de dólares, Ladislau, que de início tentara levar Beija-Flor (Ângelo Antônio), primo de Márcia, para a criminalidade, decide conquistar Taís, sua musa de adolescência. Ele esconde um pacote de cocaína em sua casa e ameaça denunciar sua família, caso ela não lhe dê guarita. Testemunha do sofrimento da amiga, Márcia logo trama para que Felipe seja envolvido com o bandido, quando este declara a Taís que pretende mudar de rosto para conseguir fugir ileso do Brasil. O médico acaba preso em flagrante, enquanto operava, por um bom punhado de dólares, o traficante que estava foragido da polícia. De longe, Márcia assiste a tudo, vitoriosa. Foi ela quem denunciou a clínica clandestina aos bandidos. Olga, com seu instinto maternal, bem que tentara avisar o filho, que sempre soube de sua origem, mas considerava Constância uma mãe mais conveniente para seus intentos. Já Ladislau é preso, mas acaba morto enquanto é transferido para uma penitenciária, alvejado por tiros de uma quadrilha rival.

Mesmo contando como o auxílio de Euclides (Jonas Bloch), brilhante advogado, Felipe é condenado a cinco meses e dezoito dias de prisão. Júlio até tenta corroborar para a versão do amigo, de que ele foi até a clínica sem saber que lá estavam os marginais. O depoimento de Derval (Chico Diaz), comparsa de Ladislau que havia procurado Felipe para realizar a cirurgia plástica no traficante, derruba a versão mentirosa do médico e do administrador. Felipe, desmoralizado, vê os amigos virarem as costas e só tem uma alternativa: morar com os pais. Mas Constância se torna a mais nova dor de cabeça do filho: exige que o dinheiro que restou do falido restaurante de Altair fique em suas mãos e chega a esconder o scotch do filho para evitar prejuízo. Neste momento, enfim, Felipe descobre quem fora a responsável por sua derrocada. Márcia o atrai até o apartamento de Herculano e, tão fria quanto Felipe fora um dia, despeja a verdade sem dó.

            FELIPE - Você está querendo dizer que teve alguma coisa a ver com isso?

MÁRCIA - Eu tive tudo a ver com cada degrau que você desceu. Eu dediquei minha vida a isso!

Felipe não se dá por satisfeito. Insiste em não acreditar no que a moça que desvirginou acabara de lhe dizer. Márcia, ainda triunfante, é surpreendida pelo pedido de casamento de Herculano, em comunhão de bens. Ela, mesmo sem amor, acaba aceitando. Apenas após uma conversa franca com Stella, no dia da cerimônia, é que Márcia desiste da união, argumentando que nenhuma relação sobrevive quando apenas um dos dois envolvidos é capaz de amar.

Sem conseguir emprego, e rechaçado pela mãe que desaprova seus gastos excessivos, Felipe aceitou escrever um livro sobre suas conquistas amorosas. Enquanto se debruçava sobre as folhas de papel em branco, buscava um novo lar. É quando ele se muda para o pequeno apartamento de Arlindo, onde é obrigado a lavar louça e pegar condução, feito os pobres que desprezava. E consegue respaldo de Otávio, que o convoca para ser auxiliar de pesquisa na implantação de um banco de peles na clínica, após ler os originais de uma obra sua sobre recuperação de queimados. Um dia, deixando a clínica, Felipe vê Taís e Márcia. De imediato, une os fatos e só então acredita no que havia ouvido da própria Márcia, dias antes. Para confirmar suas desconfianças, Felipe chega a ir a penitenciária, onde Derval está, para que o bandido lhe conte mais sobre a amizade das duas. É então que Felipe vai atrás de Taís, que não o reconhece a princípio, e lhe oferece os produtos de sua pastelaria, ao que o cirurgião indaga:

FELIPE - Será que você não prefere dar uma transadinha no quarto onde eu durmo com a minha mulher, sua vagabunda? Você vai me explicar muito bem por que fez aquilo. Foi por grana? Foi por amizade à outra vagabunda? Você, muito em breve, vai pensar duas vezes antes de voltar a se meter comigo!

Márcia, por sua vez, é convidada por Otávio para assumir a creche que atende os filhos dos funcionários da clínica. Os dois se aproximam cada vez mais e o primeiro beijo se torna inevitável. E, pouco depois desse beijo, Otávio percebe que Márcia pode estar apaixonada por Felipe. Na casa em que o médico vive com os tios, Felipe aparece repentinamente disposto a passar toda a vingança de Márcia a limpo. Neste instante, o cirurgião alcança o revólver de Lucas, disposto sobre um móvel, e fere Márcia no ombro. Operada por Otávio, a moça se recupera e, pouco depois, declara que não vai prestar queixa contra Felipe, o que levanta as suspeitas do médico de Barra Mansa. Mas Márcia, logo em seguida, o leva para a cama, dissipando as suspeitas. Felipe, entretanto, surge para agradecê-la por não ter prestado queixa contra ele:

FELIPE - Eu entendo você ter-se empenhado tanto em destruir minha vida. Eu demorei a entender, agi feito um louco, cheguei a dar tiro, mas de repente... Entendi, sim! Eu consegui me colocar no lugar de outra pessoa. (para Beija-Flor, que testemunhara seu encontro com Márcia) Eu não sabia me colocar no seu lugar. Eu me achava melhor que você, com direito a mais coisas... Acho que nunca olhei pros outros, sabe, preocupado em olhar pro meu próprio umbigo. Eu acho que vocês entendem como eu tô me sentindo, porque vocês sabem se colocar no meu lugar, sempre souberam, qualquer pessoa normal deve saber, só uns imbecis como eu fui e tem tantos por aí é que... Eu, de certa forma, mudei de lado, ou pelo menos estou conhecendo o outro lado... Então, se eu leio no jornal sobre esse assunto, eu já consigo me colocar no lugar do cara que tem família pra sustentar e vive daquele salário mínimo...

Chove torrencialmente no Rio. Otávio liga para Márcia, avisando que o trânsito na cidade está parado e sugerindo que ela permaneça na casa de Lucas. Ao desligar o telefone, a moça vai ver quem está batendo na porta. É Felipe, procurando por Otávio e trazendo uma autorização de compra de equipamento para ser assinada. A chuva obriga Felipe a passar a noite ali; com o clima de animosidade, Márcia acaba dormindo na sala. Felipe a leva nos braços para o quarto, percebendo sentir atração pela jovem, mas não se atreve a tentar alguma coisa. Na manhã seguinte, Otávio os surpreende tomando café da manhã juntos e passa a ignorá-los. Por pouco tempo! Otávio, sem pensar duas vezes, pede Márcia em casamento e ela... Recusa!

MÁRCIA - Eu acho que andei pulando umas etapas na minha vida. Eu estou adorando namorar você, fazer tudo o que a gente tem feito. E queria por enquanto continuar a viver as coisas como elas estão. Você está disposto a me dar um tempo?

E um ato heroico vai jogar ainda mais areia nos planos de Otávio. Felipe salva Márcia de um incêndio criminoso, na produtora de Rodolfo, onde a professora foi se encontrar com Beija-Flor. Será que Felipe está realmente mudando? Márcia também tem seu momento de heroísmo. Ao saber que Stella está desiludida com sua gravidez, já que imaginava estar grávida de Rodolfo e não de Felipe, a ex-vingadora procura o cirurgião, intercedendo novamente por um filho dele. E Felipe, desta vez, não titubeia. Decide apoiar Stella no que for preciso e a convence a aceitar a gestação. Felipe também procura Rodolfo, mas esse não o recebe com a mesma compreensão.

RODOLFO - O que você está tentando é salvar seu filho, neto de Herculano Maciel, o único passaporte para vida que você tinha antes de quebrar a cara definitivamente.

Por outro lado, Márcia se vê novamente sozinha. Após discutir com Darci, por ter deixado Otávio dormir em seu quarto, a professora se muda para o apartamento de Isabel (Susana Ribeiro), sua mais nova amiga. Cada vez mais dona de si, e a cada dia com um contato maior com Felipe, Márcia se afasta de Otávio, que a procura para dizer que está se entregando demais à ela, sem receber nada em troca. A decisão de Otávio é definitiva e ele chega a procurar Herculano para deixar a clínica e voltar para Barra Mansa. Um novo acontecimento, no entanto, muda os fatos: durante o casamento de Altair e Nanci (Ana Rosa), Felipe se mostra encantado por Márcia. Após a cerimônia, ele a procura para dizer que a ama.

FELIPE - Uma palavra sua pode fazer de mim o homem mais feliz da face da terra, capaz de casar com você, pra criar família, enfrentar qualquer barra, de grana, de tudo!

MÁRCIA - Quem sabe você não tá falando tudo isso porque ouviu dizer que no dia em que o Herculano morrer eu vou ficar bem de dinheiro.

Perturbada, a jovem pede a Otávio para que se case com ela. Mas ele agora não quer mais saber de compromisso. Está interessado em uma nova paixão: Yara (Daniela Perez), irmã de Stella.

Seis meses depois, nasce Maria, filha de Felipe e Stella. O pai a conhece e a registra, para depois sair de cena. Enquanto Felipe está longe, surgem novas pistas no caso de Ladislau. Pistas que dão conta de Felipe não aceitou suborno, como fora dito a princípio. Ele só operou o bandido por estar sob a mira de um revólver. Márcia entra em pânico com a revelação.

MÁRCIA - Eu não estou com complexo de culpa, Stella, eu tenho culpa. Eu sempre pensei que tinha dado a ele o direito de escolha, mas, ele não teve escolha alguma, teve foi um revólver apontado para a cabeça. Eu armei um circo para condenarem um inocente.

Márcia insiste em procurar Celeste (Cristina Galvão), a irmã de Ladislau que fora testemunha da operação plástica. Sem saber que pode ser inocente, Felipe trabalha como subgerente em um hotel em Blumenau, Santa Catarina. Quem o encontra, por uma feliz coincidência, é Márcia, agora uma bem-sucedida empresária das roupas infantis. Ela até tenta convencer Felipe a provar sua inocência, mas o agora pobre homem está irredutível: quer esquecer seu passado.


Felipe, entretanto, retorna para acompanhar a festa da um ano de sua filha. Uma vez no Rio, conta com a ajuda de Gilda (Betty Gofman), sua ex-secretária, que sabe que Celeste, sua tábua de salvação, vive em Aparecida do Norte. Constância, que a esta altura quer reaproximar Felipe e Stella, e impedir a união do filho com Márcia, dá um jeito de sumir com Celeste do mapa. Ainda assim, o vilão redimido continua em seus intentos de se tornar um bom homem. Procura Olga, que desta vez, o despreza. E desabafa após ser investigado pela polícia, por conta de uma série de atitudes criminosas tomadas contra os principais personagens de bem da trama.

FELIPE - Já me acusaram de roubar fita do Beija-Flor, falsificar assinatura do Otávio, botar fogo na produtora do Rodolfo e agora de mandar matar o Herculano. Se bobear, eu sou culpado da inflação não baixar, de trazer o vírus da cólera para o Brasil!

A maré de azar cessa quando Felipe resgata Celeste. Observando o marcador do carro da mãe adotiva, o médico percebeu que ela percorreu 800 km em apenas dois dias. Vai até Aparecida e consegue se certificar de que Constância esteve por lá. Sabendo disso, Márcia segue a víbora e descobre onde ela escondeu Celeste. Esta afirma que Felipe fora coagido a operar seu irmão, mas se recusa a depor a favor dele na justiça, uma vez que o detesta, por conta de sua interferência no destino de Márcia e Walter. Olga, passando a acreditar na idoneidade do filho, convence Celeste a interceder por ele.

OLGA - Não existe mais aquele homem arrogante que humilhou sua amiga! Ele é outro. Precisa da Márcia e quer voltar a exercer a profissão. Se ele recuperar a licença, tenho muita esperança de que Márcia aceite o óbvio: sua paixão por Felipe! Dê essa oportunidade a ele, Celeste. E um pedido de uma mãe que sofreu muito!

Felipe, então, volta a exercer a medicina. E a dormir com Márcia...

FELIPE - Foi você que me deu forças para aguentar tudo isso e refazer minha vida. Fica comigo, Márcia! Quero ser feliz ao seu lado pelo resto da vida. Acho que eu mereço e você, também!


Ao acordar, Márcia ouve uma conversa entre Felipe e Júlio; o primeiro cobrando do outro uma caixa de champanhe, por conta de uma nova aposta entre os dois. Este flagrante deixa supor que Felipe Barreto continua o mesmo vilão do início da novela. Pouco depois, sentado numa poltrona do apartamento de Olga, Herculano diz à amiga que não acredita na regeneração de Felipe, toma um uísque e cai fulminado pela ruptura de um aneurisma. O cirurgião, então, volta suas atenções para a verdadeira mãe, Olga, ao descobrir que ela é herdeira, ao lado de Márcia, Stella e Yara, da fortuna deixada pelo empresário. À pedido de Márcia, Otávio diz que vai se casar com a caçula do clã e comenta com Felipe, na frente de Olga, que pretende entrar na justiça com um pedido de anulação do testamento do empresário. Felipe então, desesperado com a possibilidade de perder a boa vida conquistada com o dinheiro da mãe, telefona para Constância e conta que já não pode mais contar com o dinheiro da cafetina. É o bastante para que Olga, ouvindo o telefonema de uma extensão, descubra o verdadeiro caráter de seu filho.

OLGA - Dá o fora dessa casa, imediatamente! Saia daqui agora, seu safado, e não ouse nunca mais de aproximar de mim!


Constância, pagando por todas as suas maldades, acaba pobre e sem amigos. Sem dinheiro até para pagar o aluguel e o condomínio, ela é despejada do prédio onde mora. Olga dá a volta por cima na decepção que teve o filho e continua sua vida de sempre. Márcia acaba encontrando consolo nos braços de Rubens (Dennis Carvalho), advogado que atuou na revisão do processo de Felipe. E o Felipe... Ah, o Felipe... Encontrou uma caipirinha cheia da grana. E virgem!

Tramas Paralelas


Em paralelo a trama central, corre o romance de Taís (Letícia Sabatella) e Beija-Flor (Ângelo Antônio). Ele, primo de Márcia; ela, melhor amiga da professora. Os dois vivem em Madureira e lutam para ascender socialmente. Beija-Flor, a princípio, é um surfista ferroviário, a um passo da criminalidade. Já Taís vislumbra boas oportunidades através da prostituição. É quando seu caminho cruza com o de Olga, que faz da moça uma garota de programa de alto padrão. É no apartamento da cafetina que Taís conhece Sálvio (Ary Coslov), milionário que lhe presenteia com um carro. Taís vende o automóvel para abrir uma loja de pastéis ao lado do namorado. Mas Beija-Flor descobre tudo e rompe o compromisso.

Decidido a levar uma vida digna, o jovem se emprega na produtora de Rodolfo Steiner (Kadu Moliterno). É lá que Beija-Flor começa a ascender profissionalmente, à custa do seu trabalho e de seu talento. Enquanto isso, Taís batalha para levar uma vida digna com sua lojinha. O amor fala mais alto e o casal torna a se aproximar. No entanto, Felipe Barreto, ao se dar conta de que Taís auxiliou Márcia em seu plano de vingança, denuncia seu estabelecimento, por este não estar dentro das normas da vigilância sanitária. Sem ter como se sustentar, Taís implora para que Beija-Flor aceite a comissão de um produto subfaturado do qual a produtora necessita. O rapaz se nega, provando que, mais do que nunca, está disposta a agir honestamente.

Taís é quem rompe dessa vez e parte atrás de Olga, que lhe apresenta o ricaço Willian Camargo (Antônio Calloni). Descendente de família portuguesa, Willian é extremamente retraído e custa a tomar partido na conquista de Taís. É ela quem se faz de moça intelectual, a princípio, e depois avança, despertando em Willian o amante saciável que o habitava. Mas as coisas se complicam para a agora dama da sociedade: mesmo com dinheiro em mãos, Taís não se sente realizada.  Ela monta um garçonière, planejando ter encontros clandestinos com Beija-Flor, que se recusa a ser amante, já que está vivendo uma nova história de amor; desta vez, com Isabel (Susana Ribeiro), amiga de Márcia.


Rodolfo, no início, vive fora do país, atormentado pela morte prematura da esposa e distante do filho pequeno, Paulinho (Jonathan Nogueira), criado por seus cunhados Júlio (Daniel Dantas) e Karen (Maria Padilha). Ao retornar ao Brasil, disposto a montar uma produtora de vídeo, Rodolfo encontra apoio em Stella, esposa de Felipe. O cirurgião, machista ao extremo, se opõe a amizade que começa a nascer entre sua esposa e o jornalista. Mas a afeição que Stella toma por Paulinho a leva a se aproximar cada vez mais do menino e, principalmente, do pai dele. Ao se divorciar, Stella pode, enfim, se deixar levar por Rodolfo, que a princípio, teme o envolvimento com medo de perder, novamente, a mulher que ama. No entanto, o desejo fala mais alto e após transar com Stella, os dois engatam um namoro.


Namoro este extremamente prejudicado pelas intrigas de Karen, que, no intuito de manter a gorda pensão que recebe de Rodolfo para manter Paulinho sob seus cuidados, se alia a Constância, interessada numa possível reconciliação de Stella com Felipe. Juntas, as duas víboras tramam flagrantes e armam situações que desestabilizam o casal. Fazem com que Rodolfo descubra que Stella procurou o preso que depôs contra Felipe, no processo envolvendo Ladislau; simulam um encontro do jornalista com Dóris (Isadora Ribeiro) Rodolfo e Stella acabam se separando e, num momento de fragilidade, ela dorme com Felipe. Ao se descobrir grávida, a jornalista, agora exercendo a profissão na produtora, decide contar tudo a Rodolfo, justamente no dia em que irá receber um prêmio por um documentário que produzira com Beija-Flor. Ao ouvir da boca da namorada que ela está esperando um filho, Rodolfo a agride violentamente. Stella fica sem entender até que o jornalista lhe conta que realizara uma vasectomia; a princípio, irreversível. Arrasada por estar esperando um bebê de um homem que não ama, Stella pensa em abortar. Mas acaba por levar a gravidez adiante e, ao passar por complicações no parto, se reaproxima de Rodolfo. Este, no entanto, não consegue dividir Stella com a filha, Maria, que ela teve com Felipe. Neste momento, Taís surge em seu caminho.


O caso de Taís e Rodolfo coincide com o romance clandestino de Terezinha (Tássia Camargo) e Júlio. A fogosa prima de Taís vem de Minas para morar com o tio Vicente (Cláudio Corrêa e Castro). No casamento de Willian com a garota de programa, Terezinha conhece e se encanta por Júlio. E aposta um engradado de cerveja com sua outra prima, Gilda (Betty Gofman), que vai conseguir leva-lo para a cama. Dito e feito! Júlio se rende ao charme suburbano de Terezinha e se sente tão bem ao lado dela, que acaba sendo traído pela sorte e pego em flagrante com a moça, justamente por sua esposa, Karen.


Aproveitando-se até mesmo da infidelidade do marido para se dar bem, a perua logo convence Willian de que Taís precisa de sua companhia para que não caia na vulgaridade, tal e qual sua parenta. Willian concorda, sem imaginar que Karen e Taís se unem para, usando de falsas reformas em casas de praia e ações sociais, tomarem seu dinheiro. A situação se complica quando Taís se descobre grávida. Como o marido sempre usa preservativo, o filho só pode ser de Rodolfo, que passa a alimentar a esperança de ser o pai de Maria e assim se reaproxima de Stella.

Taís e Beija-Flor também voltam às boas, após ela coloca-lo em uma tremenda enrascada. No decorrer da narrativa, surge o sabotador, ou o homem do isqueiro preto. Responsável por orquestrar diversas manobras para prejudicar diversos personagens, o homem se mantém oculto até o último capítulo, quando sua identidade é revelada: Willian, com ciúmes de sua Taís, arquitetou diversos planos para prejudicar todos os homens que dela se aproximaram, um dia. Assim, ele rouba a fita de um programa produzido por Beija-Flor; incendeia a produtora de Rodolfo, colocando a vida de Márcia em risco; e faz com que o elevador em que Herculano deveria estar despenque. Seu último golpe consiste em levar os dólares que Taís surrupiou dele, com o auxílio de Karen, e colocar em uma maleta, cuidadosamente depositada na casa de Beija-Flor. Taís surge a tempo de impedir a prisão do amado e admite ter sido ela quem escondeu os dólares, pensando já em se divorciar de Willian. Taís e Beija-Flor, enfim, acertam os ponteiros.

Ganha destaque também a relação de Umberto (Marcelo Serrado), irmão de Beija-Flor, e Yara (Daniela Perez), irmã de Stella. A jovem, rebelde e contestadora, namora, a princípio, com o mau-caráter Xará (Jorge Pontual). Ao conhecer o jovem pianista, no entanto, Yara se apaixona de imediato. Mas a presença de Herculano atrapalha tudo. Ao oferecer uma bolsa de estudos para Umberto, que prontamente aceita, o pai de Yara coloca areia no relacionamento da filha, que não admite que o namorado estude com o financiamento de seu pai. Após muitas idas e vindas, Umberto e Yara decidem se separar. Ele parte para o exterior, onde pretende concluir seus estudos de piano; ela se envolve com Otávio.

Outra história de amor envolve Altair e Nanci, a mãe de Beija-Flor e Umberto. Ao ir ao subúrbio agradecer Vicente por ter salvado sua vida após um assalto, Altair conhece e se encanta por Nanci. Cansado da convivência com a esposa, Constância Eugênia, o pai de Felipe Barreto abandona tudo e se muda para Madureira, para ficar ao lado de sua nova paixão. Constância, no entanto, não se dá por vencida. Insiste em humilhar Nanci, sempre que se encontram, e por fim, faz com que ela seja acusada pelo roubo de um anel. Após amargar uma noite na cadeia, Nanci descobre que fora salva por Zoraide (Jaqueline Laurence) e Olga, que trataram de acalmar a imprensa e de providenciar uma gravação na qual Constância assume todo o plano. De posse dessa poderosa arma, Zoraide humilha Constância, exigindo até mesmo que ela sirva sua empregada, além de pagar as dívidas trabalhistas que possuía com a criada.

No final, Constância se vê obrigada a deixar o apartamento que vivia, com todos os seus pertences, entulhados em um caminhão caindo aos pedaços. Já Karen, em um último golpe, planeja provar a Rodolfo que Stella é incapaz de cuidar de Paulinho. Durante uma prova de canoagem, ela coloca em risco a vida do herdeiro de Rodolfo e também de seu próprio filho, Marcelo (Leandro Figueiredo). Salvos pelo jornalista, os dois meninos assistem à queda de Karen, que acaba se acidentando, colecionando fraturas e termina seus dias na casa de sua empregada, no subúrbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário