quarta-feira, 29 de outubro de 2014


Malu Mader não deu vida apenas à personagem-título de Top Model. Ela sintetizou a alma da novela. O espírito jovem e contestador de Duda traduz a trama concebida por Antonio Calmon e Walther Negrão, que unia elementos clássicos do folhetim a uma nova roupagem, concebida na direção de Fred Confalonieri, Mário Márcio Bandarra e Roberto Talma, com base na linguagem dos clipes, atraindo em cheio o público jovem do horário. O elenco não deixou por menos: entre novatos e tarimbados, todos se destacaram. E a frente dessa trupe, estava Malu. Deixei para este último capítulo do Reviva: Top Model as minhas impressões sobre a novela. Ou melhor, sobre Malu.

Eu era um garotinho de apenas quatro anos quando Top Model foi reprisada pela primeira vez. E é dessa reprise que vem minha primeira lembrança televisiva. Malu, lindíssima, desfilando seu talento como a modelo Duda Pinheiro. O rosto de Malu Mader me prendeu em frente à TV. Ao longo de todos esses anos, minha admiração e respeito por essa grande atriz só fez aumentar. E com o retorno da novela no Canal Viva, embora não tenha podido acompanhar na íntegra, pude comprovar a força de sua trama, de seus personagens, e principalmente, de sua protagonista, com quem tive a honra de trocar e-mails e um telefonema, no intuito de conseguir um depoimento dela para vocês, leitores do Vivo no Viva.

Deixo vocês então com Malu e com meu amigo Marcelo ‘Kundera’, que de tão apaixonado por Top Model, como eu, adotou o sobrenome da família de Gaspar (Nuno Leal Maia). Ainda, comentários de Antonio Calmon, Rose Calza, Vinícius Vianna e Walther Negrão, concedidos ao jornal O Globo, por ocasião da estreia da novela.


Último Capítulo
Depoimentos


Top Model foi um momento muito especial para mim, não só um momento especial da minha trajetória profissional, mas também da minha vida pessoal.

Na época, apesar de ter adorado o convite para participar da novela, achei que não conseguiria dar conta do trabalho por ter assumido uma temporada de teatro em SP com a peça Dores de Amores. Fazia uma sessão na sexta, duas no sábado e duas no domingo. Então gravava de segunda a quinta a novela aqui no Rio e viajava na sexta para SP.


O elenco da novela era fantástico, repleto de amigos, de crianças e adolescentes, o que gerava um clima de muita alegria no set.

As locações na praia também traziam verdade, leveza e alto astral para a atmosfera da novela, o que acredito ter somado muito para o sucesso alcançado. No começo gravávamos tranquilamente, depois quando chegou o verão, a Globo foi obrigada a colocar seguranças e cordão de isolamento, pois chegavam ônibus de turismo procurando a barraca do Sal. Era aquela loucura.


E mais uma vez o Roberto Talma como maestro de tudo. Tive também o prazer de conviver com o Damião, meu primeiro professor e diretor no Tablado, que fazia parte da equipe de direção da novela.


Mas a lembrança mais forte dessa época é a do começo do namoro com  o Tony. A memória de Top Model está também impregnada daquele sentimento do começo do nosso namoro.

Era uma novela muito bem escrita pelo Calmon, cheia de bons amigos, boa música, o público adorava, a peça fazia sucesso em SP... Eu estava muito feliz e sabia!

Malu Mader; por e-mail, 16 de outubro de 2014.

Ah, o que dizer de Top Model?

Pensei em citar minhas cenas favoritas... Mas depois de tanto pensar, cheguei a conclusão de que não tinha uma ou duas cenas preferidas em específico, que eu gostava mesmo era da novela inteira e num todo!


Talvez pudesse citar meus personagens preferidos?  Não, acho que também não seria uma tarefa muito fácil... Gosto de tantos personagens que acabaria “prolixando” e/ou listando o elenco inteiro por aqui. rs

Há alguns anos atrás senti uma alegria tão grande quando soube que a mesma iria reprisar... Sem medo de exagerar, posso dizer que a sensação que eu tive na altura era de que iria reencontrar uma pessoa muito amada que eu não via há mais de 20 anos. Iria enfim poder matar toda a saudade que eu tinha desse “alguém”.

Mas, juntamente com essa grande expectativa, confesso que também veio aquela pontinha de medo. O medo de que eu estivesse sendo enganado pelas minhas lembranças infantis, lembranças essas que eu não gostaria de perder. Afinal, eu já não era mais aquele garotinho de cinco anos que queria ser um dos Kunderas e que era apaixonado pela Duda (aliás, ali nasceu a minha paixão pela Malu!) .

Mas que nada...  Ou a novela era tudo aquilo que eu lembrava ou ela me fez mesmo voltar àquele delicioso e inesquecível verão de 89 e revê-la com a mesma cabeça e o mesmo coração do “garoto de cinco anos que amava Duda e os ‘Kunderastones’”.

Marcelo Kundera; via Facebook, 26 de outubro de 2014.

***

Sempre estive preocupado em mostrar os jovens - normalmente apresentados como débeis mentais narcisistas - como pessoas que têm problemas e dúvidas e estão cada vez mais adultos, por causa da própria televisão. A organização familiar que se vive hoje, com os casamentos desfeitos, também os faz amadurecer mais cedo. Eles estão atentos ao mundo e às coisas à sua volta. Mas não tenho como centrar a história só neles, pois restringiria o interesse a um determinado público. Então, Top Model tem os arquétipos tradicionais das novelas. Em parte é ‘Cinderela’, a menina que chega ao estrelato e descobre um mundo glamoroso. E também ‘A Dama e o Vagabundo’ - enquanto ela vira uma modelo famosa, se envolve com um grafiteiro, meio marginal. Tem o triângulo, a briga entre irmãos e a busca do pai. São alguns clichês invertidos, como o homem abandonado com os filhos pelas várias mulheres. Não estou preocupado em ser original. Quero fazei uma história normal, para acertar, trazendo a minha contribuição, em temos de estilo.

Gaspar e Alex são a cigarra e a formiga. Embora o primeiro seja mais simpático, ele tem uma coisa de perdedor. O outro é vilão, mas tem o lado empreendedor. Preciso do herói e do antagonista, mas também mexendo nos clichês, tentando inverter um pouco.

Antonio Calmon; O Globo, 17 de setembro de 1989.

A ideia inicial era a de fazer uma história leve, sobre adolescentes, uma coisa arejada, para fora, num ambiente com visual bonito. A partir desse universo, foram surgindo os elementos da história: de um lado o esporte, com os rapazes; do outro, a top model. Mas a novela não pode se basear só na ambientação, e não há a proposta de discutir profundamente os problemas dos surfistas ou das modelos. Na verdade, Top Model procura contar o relacionamento de pais e filhos, de casamentos desfeitos... A discussão é essa: o que acontece com o adolescente diante desta nova situação familiar, em que os conflitos dos adultos estão muito ligados aos problemas dos jovens.

Walther Negrão; O Globo, 17 de setembro de 1989.


Esse herói pós-hippie teve a família tradicional implodida. Top Model tem a emoção desse conflito. Gaspar é um homem virtualmente diferente de um pai comum, com uma família também incomum, que, na verdade, é a vigente. E quais são as emoções que passam por essas relações?

Rose Calza; O Globo, 17 de setembro de 1989.

Esta é a cara que a gente quer dar para a novela, mostrar o que restou daquela época (Woodstock), além dos nomes de flor exóticos. Só que o pai tem que trabalhar, sustentar os filhos, botá-los no colégio. Quais os dramas e traumas que essas coisas trazem?


Vinícius Vianna; O Globo, 17 de setembro de 1989.

2 comentários:

  1. Meus parabéns por esse Reviva, Duh!
    Ficou ótimo.... Adorei acompanhá-lo durante toda essa semana.
    E, mais uma vez, obrigado pelo convite! ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo querido! Bom ter sua presença aqui. Espero poder contar contigo sempre!

    ResponderExcluir