quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Audiência

- O Dono do Mundo atingiu o índice mais baixo de audiência dentre as seis últimas novelas do horário, na época, em sua primeira semana. Chegou a 43 pontos na Grande São Paulo. Marcou 48 pontos no primeiro capítulo, caiu dois no terceiro, e nove no quarto, o capítulo em que Felipe (Antonio Fagundes) desvirginava Márcia (Malu Mader). A audiência perdida havia migrado para Carrossel Rosa Selvagem, do SBT, que giravam em torno dos 17 e 10 pontos de média, respectivamente. Gilberto Braga contemporizou: “A repercussão é muito forte. Lembra a de Vale Tudo. As pessoas me cumprimentam e espero que a novela volte a criar interesse para o gênero”.

- No entanto, os números caíram apenas em São Paulo. No Rio, O Dono do Mundo manteve 56 por cento de média, enquanto Carrossel e Rosa Selvagem, não ultrapassavam os 05 por cento.

- Diante das queixas dos telespectadores de classe menos abastada, Roberto Marinho declarou que haveria uma transformação nos rumos de O Dono do Mundo. “Talvez a novela se transforme num tema preferido de todos os teleouvintes da cidade”, disse referindo-se às alterações que fariam o público começar a torcer por Márcia (Malu Mader).

- Uma pesquisa feita pela empresa Discution confirmou que a personagem vinha sendo rechaçada pelos telespectadores, por ter se entregado a Felipe (Antonio Fagundes). Após a cena em que Márcia (Malu Mader) perde a virgindade, a audiência caiu, enquanto o SBT viu seus índices aumentarem. Leonor Bassères admitiu que os autores estavam criando “uma meia-sola”, entre os capítulos 25 e 30 (no ar de 15 a 21 de junho de 1991), para explicar ao público que Márcia não era apenas uma moça frágil, com um marido assexuado, que não resistiu a uma forte sedução. Foram nestes capítulos que Márcia feriu Felipe com um bisturi, após perder seu bebê, e passou dias presa, para depois ser expulsa da casa dos tios. “Amarra no tronco e baixa o chicote. É a receita de Janete Clair, uma cobra imbatível na sedução do telespectador. Quando Márcia desfalecer de tanto sofrimento, todo mundo vai se comover”, salientou Leonor.

- Uma segunda pesquisa apontou que Márcia (Malu Mader) e Stella (Glória Pires) eram vistas como personagens “bobinhas”. Felipe (Antonio Fagundes) era adorado como homem e detestado como pessoa, e Olga (Fernanda Montenegro), Taís (Letícia Sabatella) e Beija-Flor (Ângelo Antônio) eram aprovados sem restrições. Justamente três personagens que enveredavam por caminhos escusos.

- Visando promover a virada da novela, a Globo passou a veicular (a princípio, nos intervalos do Fantástico), uma chamada com o seguinte texto: “A Globo exibe quatro novelas. As quatro sempre estiveram e estão no quatro primeiros lugares na TV brasileira. O Dono do Mundo, Lua Cheia de Amor, Salomé e a reapresentação de Top Model têm mais audiência do qualquer novela, de qualquer horário, em qualquer outra emissora. E lá fora as novelas da Globo são respeitadas pela audiência e qualidade. É isso que permite à Rede Globo manter autores, atores, diretores, técnicos e mais centenas de profissionais fazendo uma televisão brasileira. Globo e você. Tudo a ver”.

- Em 22 de junho de 1991, a novela amargou 32 pontos, seu índice mais baixo (hoje, é a média aproximada de Império, atual cartaz das 21h). Para impedir a evasão de público, a Globo passou a apresentar blocos inicias de 30 minutos (estratégia semelhante à de Suave Veneno, em 1999).

- A audiência começou a ascender no final de junho, quando O Dono do Mundo deixou os 41 de média, passando para 47. A elevação dos índices começou quando Stella (Glória Pires) surpreendeu Felipe (Antonio Fagundes) em adultério, numa trama articulada por Márcia (Malu Mader). O flagra se deu nos capítulos de sexta e sábado da novela. Na segunda seguinte, O Dono do Mundo batia seu recorde de audiência até então: 49 pontos. O desempenho, no entanto, não alterou a média de Carrossel, que seguia com números em torno dos 25 pontos.

- Nessa época, Lilian Witte Fibe, então apresentadora do Jornal do SBT, alfinetou a novela da concorrente. Após ler uma nota sobre o cancelamento de partidas do torneio de Wimbledon, em Londres, por conta do mau tempo, Lilian comentou: “Essa chuva em Wimbledon está virando uma novela. Novela mais chata do que O Dono Do Mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário