sexta-feira, 5 de setembro de 2014


Podia ser sempre assim...
Viva abre votação para definir substituta de História de Amor

Por Duh Secco


Anúncio da reprise de Pecado Capital, no Facebook:
rejeitada pelo público, mais uma vez.
O imenso estardalhaço nas redes sociais gerou resultados satisfatórios, mais uma vez. Nesta última sexta (06), o Viva suspendeu a reexibição de Pecado Capital, atendendo aos inúmeros pedidos do público e anunciou uma enquete para escolher a substituta de História de Amor. Não há motivos para explicar a insistência dos programadores do canal com o remake, conduzido por Glória Perez, uma vez que há outras novelas na gaveta, como Fera Ferida e A Indomada, descartadas na enquete que levou Água Viva à faixa da meia-noite. Ambas, de longe, seriam opções melhores e certamente não causariam a mesma reação negativa que Pecado Capital causou.

Cogitada para a vaga de Felicidade, ano passado, Pecado foi alvo de diversos protestos, que culminaram com a substituição da novela pela bem sucedida regravação de Anjo Mau, de Maria Adelaide Amaral. Os inúmeros boatos que surgiram sobre a novela que ocuparia o horário das 15h30, em junho deste ano, fizeram com que a direção do canal programasse a reprise de Pecado Capital novamente. De início, surgiram comentários favoráveis à reapresentação, com pedidos para que o público concedesse uma chance a novela, que possui fãs, apesar da baixa audiência que conquistou às 18h. Mas logo, os comentários contrários se tornaram mais fortes e diante da possibilidade de ver os telespectadores da faixa se despedirem da mesma após o término da novela de Manoel Carlos, o Viva, novamente, suspendeu Pecado Capital.

Não sou contrário à reexibição da novela, mas não a vejo substituindo as boas tramas que figuraram nas tardes do canal, até o momento. Acredito que Pecado Capital deveria voltar em um novo horário de novelas no Viva, destinado, exclusivamente, à tramas que não se saíram bem em audiência e repercussão. Uma faixa específica para o público aficionado em “fracassos”, que impediria fãs mais ardorosos do canal de protestarem o tempo todo contra as novelas selecionadas para reprise.

Para atender a este público, tão impiedoso, o Viva decidiu recorrer ao mesmo expediente que elegeu a substituta de Rainha da Sucata, ano passado. A partir desta segunda (08), no site do canal, estará aberta a votação que trará de volta uma das seguintes produções: Lua Cheia de Amor, Despedida de Solteiro ou Tropicaliente. Novelas que estão longe da repercussão de outras tramas, mas que não chegaram a decepcionar como Pecado Capital decepcionou.

Resultado da primeira enquete promovida pelo Viva,
que tornou Água Viva cartaz do horário da meia-noite.
O esquema de votação é bastante eficiente e muito mais justo, pois dá ao público o poder de decisão. Sabemos que o séquito do Viva gosta de se manifestar e que quase sempre é ouvido. Não fosse assim, não teríamos a reprise de Renascer, posta no ar tão logo foi liberada pela TV Globo, quando A Próxima Vítima já havia sido anunciada. E nem a oportunidade de ver Dancin’ Days, uma vez que A Viagem ocuparia a faixa da meia-noite, em abril deste ano. Sendo assim, porque não optar, sempre, pela enquete no site? A possibilidade de escolher a novela que quer rever representa um fator a mais para o público se afeiçoar à trama e acompanha-la. Isso explica, por exemplo, o sucesso de Água Viva, à meia-noite. Caso essa suposta teoria seja comprovada agora, o Viva pode ficar despreocupado com relação ao sucesso da substituta de História de Amor, maior audiência do canal na faixa em que é exibida, até o momento. Além disso, as votações geram bastante repercussão nas redes sociais, o que favorece a imagem do canal.

É óbvio que nem tudo são flores. Uma pequena parcela da audiência já questiona as opções selecionadas para a enquete. Sabemos que protestos contrários ao que o Viva oferece sempre irão ocorrer e que alguns irão reclamar apenas por esporte. Mas, ao menos sobre Pecado Capital, ninguém tem mais nada a declarar.

Um comentário:

  1. Realmente é uma ótima saída a proposta, de se criar um horário apenas para novelas "rejeitadas" como esta segunda versão de PECADO CAPITAL, assim não interferiria nos outros horários, em especial o sacrossantíssimo da meia-noite.
    Mas, ao mesmo tempo, acho que novelas assim deveriam sim entrar nos horários que já existem, ainda que nos da tarde - e isso, no final, nem conta muito, já que as três novelas são exibidas tanto à tarde quanto à noite. O próprio canal gostaria de exibir determinadas coisas e não tem como no momento, por motivos variados; então, dentro do que podem exibir, PECADO CAPITAL não é uma opção tão ruim assim...

    ResponderExcluir