domingo, 25 de janeiro de 2015

1995 na Globo

A reprise de Pedra Sobre Pedra estreou em meio às comemorações dos 30 anos de TV Globo. Curioso constatar que a trama volta ao ar neste 2015, justamente no ano em que a emissora celebra seu cinquentenário.

Primeiro Capítulo

Veja a grade da Globo em 10 de abril de 1995, estreia de Pedra Sobre Pedra no Vale a Pena Ver de Novo. A reapresentação substituía outro trabalho dos mesmos autores, Tieta, consagrada como uma das maiores audiências da faixa. Dados referentes ao estado de São Paulo, obtidos através do jornal Folha de São Paulo.


- O público infantil, que em 1992 acompanhava o Show do Mallandro e o Xou da Xuxa era contemplado com a cachorrada da TV Colosso, infantil do núcleo de Boninho, que fora constantemente cogitado para voltar ao ar, enquanto ainda havia esperanças para a programação infantil nas telas da Globo.

- Nesta época, o Jornal Hoje já havia voltado a ser exibido para o estado de São Paulo. De 1990 a 1994, o público paulista acompanhara apenas o São Paulo Já, que ocupava o horário do jornal local e também do JH.

- Entre o Vídeo Show e o Vale a Pena Ver de Novo, a Globo apresentava o Festival 30 Anos, que resgatou, durante seis semanas, episódios das séries Amizade Colorida, Carga Pesada, Malu Mulher, O Bem Amado, Plantão de Polícia e Obrigado Doutor. Naquele 10 de abril, a série em que Francisco Cuoco interpretava o doutor Rodrigo Junqueira, voltava ao ar.

- A Escolinha do Professor Raimundo, diária, fora extinta em março de 1995. E Malhação, que ocuparia a faixa, ainda não havia estreado. Logo, a Sessão da Tarde vinha colada na novela das 18h, Irmãos Coragem.

No vídeo abaixo, você confere a grade de programação da EPTV, afiliada da Globo em Campinas e região, para terça, 11 de abril, data do segundo capítulo da reprise de Pedra Sobre Pedra.



Destaques do ano

Reprises em aniversário redondos, como o Luz Câmera 50 Anos, não são novidades para a Globo. Nos 30 anos do canal, várias produções ganharam as telinhas novamente, como a já citada Obrigado Doutor, reapresentada às tardes, entre o Vídeo Show e o Vale a Pena Ver de Novo. Dentro do Festival 30 Anos, ainda tivemos a exibição de Amizade Colorida, substituindo a série protagonizada por Francisco Cuoco, em 17 de abril (se estendendo até sexta, 21). Na Terça Nobre, o público também pode conferir grandes sucessos. As produções mais recentes, tal e qual nos dias de hoje, eram privilegiadas. Dia 11 de abril, por exemplo, foi a vez de A Desinibida do Grajaú (1994). Já O Besouro e a Rosa (13 de abril) e Lisbela e o Prisioneiro (20 de abril), ambos de 1993, foram revistos na quinta, dentro da faixa Caso Especial, também lançada pela Globo por ocasião de seu aniversário.


A emissora também reprisou minisséries naquele início de 1995. Logo em 03 de janeiro, iniciou o repeteco de O Tempo e o Vento, condensada em 16 capítulos. Seguiram-se As Noivas de Copacabana (08 capítulos, de 31 de janeiro a 10 de fevereiro), Agosto (também 08 capítulos, de 14 a 24 de fevereiro), Boca do Lixo (em apenas 04 capítulos, entre 28 de fevereiro e 03 de março) e Anos Rebeldes (07 a 31 de março). Quando Pedra Sobre Pedra estreou no Vale a Pena Ver de Novo, Desejo, a última das minisséries reprisadas no período, estava em sua segunda semana de exibição. Os 17 capítulos que narravam a tragédia de Ana de Assis (Vera Fischer), dividida entre o marido Euclides da Cunha (Tarcísio Meira) e o jovem amante Dilermando (Guilherme Fontes) foram condensados em 12. A minissérie de Glória Perez chegava ao fim no feriado de 21 de abril, logo após o Globo Repórter.

Na linha de shows da Globo, um dos maiores sucessos dos anos 90 em termos de séries norte-americanas. Sempre exibida imediatamente após o término de A Próxima Vítima, As Aventuras do Superman popularizou o casal Dean Cain (Clark Kent) e Teri Hatcher (Lois Lane). A série, que havia estreado em janeiro de 1994, também as quintas, dificilmente ficava abaixo dos 30 pontos de audiência. O sucesso foi tanto que no final de 1995, a Globo passou a exibi-la após o Fantástico, numa tentativa de frear os bons números alcançados por Silvio Santos, situação que se repete nos dias de hoje.


Outro produto de grande sucesso naquele 1995 foi Malhação, que estreou em 24 de abril, quando a reprise de Pedra Sobre Pedra entrava em sua terceira semana (e pela primeira vez logo após o Vídeo Show, já que o Festival 30 Anos fora encerrado na semana anterior). Naquele primeiro ano, Malhação abordava o cotidiano de uma academia de ginástica, comandada por Paula (Sílvia Pfeifer). A mãe de Luiza (Fernanda Rodrigues) nem desconfiava do amor platônico da filha pelo professor de artes marciais Dado (Cláudio Heinrich), o garanhão do pedaço. Paula se ocupava mesmo era das trapalhadas de Fabinho (Bruno de Luca), seu filho pré-adolescente que virava a academia de ponta cabeça com as trapalhadas que aprontava ao lado de Bróduei (Fabiano Miranda), filho da cantineira Candelária (Dill Costa), que intermediava os conflitos de Olga (Nair Bello) e Nabuco (John Herbert), pai de Paula. Ainda, o triângulo formado pelo interiorano Héricles (Danton Mello), a bailarina Bela (Juliana Martins) e o brutamontes Romão (Luigi Baricelli). Sempre lembrada pelos telespectadores, a primeira temporada de Malhação foi fundamental para estabelecer o sucesso do programa.

No dia 25, terça, foi ao ar A Comédia da Vida Privada, cujo programa piloto havia sido exibido no ano anterior. As crônicas de Luís Fernando Veríssimo eram adaptadas por Guel Arraes e Jorge Furtado, criadores do projeto, neste primeiro ano de programa. Oito episódios foram exibidos durante 1995, sendo o primeiro Pais e Filhos, com as participações de Marco Nanini, Louise Cardoso, Patrícia Perrone e Enrique Diaz.


Logo após A Comédia da Vida Privada estreava Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados, também uma adaptação; desta vez, do “anjo pornográfico” Nelson Rodrigues. Cláudia Raia surgia irreconhecível como a dona de casa suburbana, que reprimia seus desejos sexuais em um casamento de conveniência com Zózimo (Pedro Paulo Rangel), a única lembrança de seu vergonhoso passado. O noivo apaixonado foi seu esteio quando, aos dezoito anos, Engraçadinha (aqui vivida pela estreante Alessandra Negrini) se viu envolvida em uma tragédia familiar. Após se entregar ao primo Sílvio (Ângelo Antônio), descobre que os dois são irmãos por parte de pai. Sílvio se castra e acaba morrendo, assim como o Dr. Arnaldo (Cláudio Côrrea e Castro), que acreditava, até então, ser seu tio. Engraçadinha foge do Espírito Santo para o Rio de Janeiro, buscando se esquivar também do assédio da amiga Letícia (Maria Luísa Mendonça), apaixonada por ela e que, ao ressurgir em sua vida, tenta seduzir sua filha, Silene (Mylla Christie). A minissérie, narrada sob o ponto de vista do amigo da família de Engraçadinha, Dr. Odorico Quintela (Paulo Betti), já foi reapresentada pelo Viva em 2010 e em 2012, por conta do centenário de Nelson Rodrigues.

Engraçadinha era exibida sempre às 22h30, exceto às quintas, quando entrava após o capítulo do dia de A Próxima Vítima. Nas terças, a Terça Nobre apresentava, além de A Comédia da Vida Privada, o Casseta & Planeta, Urgente!, Brasil Legal (que exibiu em 13 de junho seu programa mais marcante, com Tom do Cajueiro), Som Brasil e especiais de dramaturgia, intitulados Brasil Especial. Dentre eles, O Engraçado Arrependido (09 de maio), dirigido por Guel Arraes e estrelado por Marco Nanini, aqui vivendo Juca Biruta, um mentiroso pinçado de um conto de Machado de Assis, adaptado por Guel, Jorge Furtado, Ana Braga e Pedro Cardoso, o Agostinho da agora extinta A Grande Família.


Na quarta, 03 de maio, em um tempo que o futebol não era veiculado neste dia, a Globo estreou outra série internacional. Robocop, baseada no longa-metragem homônimo de Edward Neumeier, contava as desventuras do policial-robô no então longínquo ano de 2005, na cidade Delta.

E minisséries norte-americanas continuavam marcando presença. Tão logo Engraçadinha chegou ao fim, a Globo estreou Scarlett (no ar de 30 de maio, após o Casseta & Planeta, Urgente!, a 09 de junho).

Na semana seguinte ao término de Scarlett, mais precisamente em 13 de junho, entra no ar uma minissérie fora do comum. Unindo ficção e jornalismo, Contagem Regressiva trazia entrevistas e depoimentos, entremeados com reportagens especiais de Pedro Bial, além do núcleo “Família Brasil”, dirigido por Paulo José, representante da porção dramaturgia do programa. A cada fato narrado nas reportagens, que repercutiam os eventos mais importantes dos últimos 30 anos, entravam inserções dramatúrgicas, que traziam o impacto de tais eventos para a vida de uma família de classe média, da qual faziam parta Marília Pêra, Mário Lago, Otávio Augusto e Renata Sorrah, dentre outros. Contagem Regressiva se encerrou após 12 episódios, em 30 de junho de 95.


Na quinta, 15 de junho, a série Plantão Médico passou a ser exibida após A Próxima Vítima. Estreia da Globo em janeiro de 95, após o Fantástico, a série projetou George Clooney e se tornou curinga da emissora carioca, sendo exibida em diferentes dias e horários, até deixar a grade em definitivo, em 1998.

História de Amor, sucesso revisto recentemente no Viva, estreou na segunda, 03 de julho, com a missão de levantar a audiência das 18h, após o malsucedido remake de Irmãos Coragem. Manoel Carlos cumpriu bem a sua tarefa, ao apresentar os dramas humanos que norteavam a vida de Helena (Regina Duarte), mãe de uma adolescente grávida, em conflito com o ex-marido, e apaixonada por um endocrinologista casado com uma dondoca mimada e ainda alimentando as esperanças de sua sócia, que fica ensandecida de tanta paixão. Junto com a estreia de História de Amor, veio a alteração de horários dos jornais locais, que passaram a ser exibidos entre a novela das seis e a das sete. A estratégia visava conter o avanço das novelas do SBT, que se aproveitavam da fragilidade dos jornais locais para roubar o público da Globo, entre o término da trama das 19h e o início do Jornal Nacional. No vídeo a seguir, você confere a transição de Irmãos Coragem para Quatro por Quatro, ainda sem o jornal local entre as tramas.


A teledramaturgia brasileira ficou de luto em 17 de julho. Morria Ivani Ribeiro, autora de sucessos como Mulheres de Areia e A Viagem (em sua última semana de exibição no Viva). Ivani deixou duas obras incompletas, a minissérie Sarau e a novela Caminhos do Vento; esta última, concluída por sua colaboradora, Solange Castro Neves, e apresentada em 1996, como Quem É Você.

Em 24 de julho, restando apenas três semanas para o término da reprise de Pedra Sobre Pedra, a Globo estreou sua nova novela das 19h, Cara & Coroa. No ar das 19h15 às 20h10, a novela de Antonio Calmon apresentou, logo no primeiro capítulo, a confusão das sósias Vivi e Fernanda (ambas interpretadas por Christiane Torloni), que se conheciam na cadeia, onde as duas cumpririam penas por crimes que não cometeram. Logo, as duas iriam parar em Porto do Céu, cidade litorânea do Rio de Janeiro, marcada pelas tragédias que Fernanda causara no passado e que Vivi, de forma torta, almeja corrigir no presente. Cara & Coroa, infelizmente, nunca foi reprisada e nossa torcida para que seja exibida em breve no Viva é grande, tanto que já a recordamos em um texto que você pode ler aqui.

Tela Quente

Muito se critica a Tela Quente hoje, por não exibir, todas as semanas, filmes dignos de nota. Mas quase sempre foi assim. Com exceção de dois ou três longas-metragens mais conhecidos, os títulos de 1995 também passaram longe de alcançar considerável repercussão.

10 de abril: Duro de Matar 2
17 de abril: ET - O Extraterrestre
24 de abril: Máquina Mortífera 3
01 de maio: A Família Addams



08 de maio: Desejo de Matar 5
15 de maio: não encontramos registros.
22 de maio: Gladiador - O Desafio
29 de maio: Class Act - Alunos Muito Loucos
05 de junho: Freejack - Os Imortais
12 de junho: Fugindo Para Viver
19 de junho: Disfarce Perigoso
26 de junho: De Frente Para o Perigo
03 de julho: Uma Noite no Balé
10 de julho: Brasil x Peru (Copa América)
17 de julho: Brasil x Argentina (Copa América)
24 de julho: Salve-Me
31 de julho: Comando Delta - O Jogo da Morte
07 de agosto: O Príncipe das Mulheres

Sessão da Tarde

Clássicos da matinê, filmes dos Trapalhões nas férias de julho e outros que foram exibidos durante a exibição original de Pedra Sobre Pedra, em Tela Quente. Confira os títulos da Sessão da Tarde de 10 de abril a 11 de agosto de 95.

10 de abril: Highlander II - A Ressureição
11 de abril: Guerreiro Americano 3
12 de abril: Como Entrei Para a Faculdade
13 de abril: Inocência do Primeiro Amor
14 de abril: Quanto Mais Grana Melhor

17 de abril: Os Espiões Que Entraram Numa Fria
18 de abril: O Casamento de Betsy
19 de abril: Lua Negra - O Super Carro
20 de abril: O Último Solteiro
21 de abril: Os Deuses Devem Estar Loucos 2

24 de abril: Loucademia De Polícia 3
25 de abril: Meu Primeiro Amor
26 de abril: Mad Max - Além da Cúpula do Trovão
27 de abril: Brasil x Valencia (amistoso)
28 de abril: Olha Quem Está Falando

01 de maio: Robocop
02 de maio: Irmãos Gêmeos
03 de maio: Palmeiras x Bolívar (Libertadores)
04 de maio: Uma Secretária de Futuro
05 de maio: Elvira - A Rainha das Trevas

08 de maio: Splash - Uma Sereia em Minha Vida
09 de maio: O Resgate de Lauren Mahone
10 de maio: Vivendo um Conto de Fadas
11 de maio: Desafiando os Limites
12 de maio: Os Garotos Perdidos

15 de maio: não encontramos registros.
16 de maio: Arthur - O Milionário Arruinado
17 de maio: Honra e Glória
18 de maio: Pagando Pecados
19 de maio: Namorados por Acaso

22 de maio: As Loucas Aventuras de Uma Família Americana na Europa
23 de maio: Batendo de Frente
24 de maio: Milan x Ajax (Copa dos Campeões)
25 de maio: Resgate no Saara
26 de maio: Ladyhawke - O Feitiço de Áquila

29 de maio: A Casa Maluca
30 de maio: O Criado - Um Conquistador em Apuros
31 de maio: Corrida na Correnteza
01 de junho: Hospital de Heróis
02 de junho: Vice-Versa

05 de junho: Luar Sobre Parador
06 de junho: Brasil x Japão (torneio da Inglaterra)
07 de junho: Caçadores de Marfim
08 de junho: O Último Duelo
09 de junho: Candleshoe - O Segredo da Mansão

12 de junho: Brincando com Fogo
13 de junho: A Força do Destino
14 de junho: Uma Escola Muito Louca
15 de junho: De Volta à Lagoa Azul
16 de junho: A Lenda

19 de junho: Namorados Por Acaso
20 de junho: O Preço do Desafio
21 de junho: Armados e Perigosos
22 de junho: O Resgate de Jessica
23 de junho: Os Caça-Fantasmas 2


26 de junho: A Última Viagem da Arca de Noé
27 de junho: Minha Mãe é Uma Sereia
28 de junho: Projeto Secreto - Macacos
29 de junho: Admiradora Secreta
30 de junho: Dois Loucos no Tempo

03 de julho: O Pestinha
04 de julho: Os Trapalhões na Terra dos Monstros
05 de julho: Minha Noiva é Uma Extraterrestre
06 de julho: A Bela e a Fera
07 de julho: Uma Dupla Quase Perfeita

10 de julho: O Resgate
11 de julho: Lua de Cristal
12 de julho: Aprontando em Alto-Mar
13 de julho: O Casamento dos Trapalhões
14 de julho: Condorman - O Homem Pássaro

17 de julho: Alladin
18 de julho: Uma Escola Atrapalhada
19 de julho: Howard - O Super-Herói
20 de julho: Inspetor Faustão e o Mallandro - A Missão
21 de julho: O Dragão e o Feiticeiro

24 de julho: Crocodilo Dundee 2
25 de julho: A Malandrinha
26 de julho: O Cangaceiro Trapalhão
27 de julho: Verão Muito Louco
28 de julho: As Novas Aventuras do Fusca

31 de julho: Joga a Mamãe do Trem
01 de agosto: O Paraíso Te Espera
02 de agosto: Ensina-me a Crescer
03 de agosto: Os Reis da Praia
04 de agosto: Quem Vê Cara Não Vê Coração

07 de agosto: O Cadillac Azul
08 de agosto: Não Diga Quem Sou Eu
09 de agosto: Sem Amanhã
10 de agosto: Lady Repórter
11 de agosto: De Caso Com a Máfia

Último Capítulo

A reprise de Pedra Sobre Pedra condensou os 178 capítulos originais em apenas 90. No dia 11 de agosto, o repeteco chegou ao fim, dando lugar a outro grande sucesso das 20h no anos 90, já visto no Viva: Renascer.


- O Telecurso já trazia um novo módulo (primeiro grau), além do segundo grau, já exibido na época da estreia da reprise.

- De Caso com a Máfia, cartaz da Sessão da Tarde neste dia, havia sido exibido em 27 de janeiro de 1992, em Tela Quente, quando Pedra Sobre Pedra era exibida em horário nobre.

- Já a série The Flash, cartaz da Sessão Aventura em 92, figurava agora nas madrugadas da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário