domingo, 14 de dezembro de 2014


O Estúdio Viva vem com uma nova sugestão para o nosso canal preferido. Aproveitando o investimento em produções próprias, como o Globo de Ouro Palco Viva e as estreias de janeiro, Grandes AtoresRebobina, apresentamos este mês mais um programa que gostaríamos de ver ganhar forma na tela do Viva.


O mago das telas
Programa reverencia Hans Donner, o principal nome das vinhetas da Globo.

Não tinha ideia de quem era Hans Donner, o nome que sempre via nos encerramentos das novelas, como responsável pelas aberturas. E que pouco depois veria como destaque da escola de samba Mocidade Alegre, de São Paulo. Foi apenas em 2000, no programa Intervalo, da extinta TVE, que tive a real dimensão da importância deste austríaco para a conceituação do designer na TV brasileira. Foi Hans Donner quem criou o logotipo da TV Globo, como o vemos até hoje. Desenvolveu outras vinhetas, aberturas, inúmeros projetos que construíram sua história, entremeada por acusações de plágios e trabalhos mal sucedidos; mas, em sua quase que totalidade, exitosa.

Hoje em dia, Hans ainda participa da concepção de logotipos na Globo, embora já não exerça mais a mesma função de décadas passadas, onde supervisionava todo o departamento de arte. No último mês, sua trajetória foi revista em um post do colunista Nilson Xavier, que listou suas aberturas preferidas; a grande maioria, concebida por Hans Donner. O que se propõe aqui, no entanto, não é mais um texto elogioso. É um programa de temporada, dedicado ao resgaste da trajetória deste homem, unindo depoimentos do próprio a de colegas de trabalho, entremeados pela exibição de VTs antigos e conduzidos a partir da recriação de aberturas clássicas, utilizando-se dos recursos de hoje. Um doc-reality que, creio eu, todo fã do Canal Viva gostaria de ver.

“Doc”, evidentemente, por conta dos depoimentos do designer e profissionais envolvidos em suas criações, sejam eles de sua equipe ou ligados ao seu trabalho, como autores e diretores. A exibição desse retrospecto é ligada à veiculação das aberturas e vinhetas citadas e, se possível, imagens de bastidores (o Vídeo Show, por exemplo, gravou diversas matérias com Hans Donner, revelando todos os meandros da criação de várias aberturas).



Sabemos que Hans, além de inovar a identidade visual da Globo e revolucionar o grafismo na televisão, moldou muitos profissionais, que hoje trilham sozinhos os seus caminhos dentro da emissora carioca. Por que não vermos o designer gráfico instruindo jovens profissionais ou estudantes, na recriação de antigas aberturas de sucesso? É justamente daí que vem o “reality”. Hans coordenaria e avaliaria o trabalho de grupos de designers, na atualização de suas criações. Uma disputa entre designers é algo ainda não visto na TV brasileira. Acredito que o nosso mago das telas tenha sabedoria e competência para desenvolver algo do tipo.

Um novo programa para inovar a linguagem dos reality-shows e reinventar sucessos do passado. Como Hans Donner, que revigorou a imagem de uma emissora e escreveu sua marca na história da televisão brasileira.

O quê?
Hans Donner

Como?
Doc-reality que traz curiosidades e exibição de antigas aberturas, além de recriações de vinhetas, com os melhores recursos do designer gráfico.

Com quem?
O próprio Hans Donner, através de depoimentos e da interação com os demais participantes.

Onde?
Em externas, como no escritório de Hans Donner, em outros escritórios de designer gráfico e universidades.

Quando?
Quartas, às 22h. Dia e horário em que há significativa migração da audiência da TV Globo para outros canais e para a TV fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário